1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google play protect

 

A Google revelou algumas mudanças sobre o seu programa “Advanced Protection”, e poderá agora começar a bloquear a instalação de aplicações a partir de fontes terceiras – que não sejam a Play Store.

 

De acordo com o comunicado da empresa, citado pelo portal TechCrunch, os participantes do programa “Advanced Protection” da Google para o Android vão agora ficar impossibilitados de instalarem aplicações fora da Play Store, com apenas algumas exceções.

Esta medida sem duvida que garante um maior nível de segurança para os utilizadores, uma vez que muitas das aplicações maliciosas são distribuídas fora da Play Store, ou em lojas de terceiros sem qualquer controlo.

 

No entanto, a medida também levanta novas questões, uma vez que o bloqueio limita a capacidade dos utilizadores instalarem as apps legitimas que não estejam disponíveis na Play Store de forma nativa. A medida, no entanto, não se aplica em todos os casos.

De acordo com o portal TechCrunch, as lojas de terceiros que venham pré-instaladas no dispositivo ainda irão poder continuar a instalar aplicações no sistema, bem como todas as aplicações que sejam fornecidas através de ADB para os programadores do Android.

 

Além disso, a Google também deve ativar automaticamente o Google Play Protect para todos os utilizadores que estejam englobados no programa Advanced Protection da empresa. Isto irá garantir que os dispositivos são analisados pelo sistema de seguranças da Google automaticamente, bem como todos os conteúdos instalados são primeiro verificados pelos sistemas da empresa – o mesmo que se encontra aplicado atualmente na Play Store para todas as apps disponíveis.

 

De relembrar que o Google Advanced Protection foi inicialmente desenvolvido para os utilizadores que pretenderiam uma camada adicional de segurança nas suas contas e nos seus dispositivos, portanto a medida não será de estranhar tendo em conta o impacto que instalar apps de terceiros insere num sistema móvel.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech