Se é utilizador do Linux Mint, certamente já deve ter ouvido o termo “Cinnamon”. Este é referente à interface utilizada sobre o sistema, que no caso do Mint é a padrão desde à várias versões. No Ubuntu, este utiliza a interface GNOME, que possui também as suas vantagens e desvantagens.
No entanto, encontra-se agora a ser desenvolver uma nova adaptação do Ubuntu com a interface Cinnamon. Apelidado de Ubuntu Cinnamon Remix, este projeto encontra-se a ser desenvolvido pelo programador Joshua Peisach, e depois de alguns dias em teste começa agora a chegar na sua versão final.
Como seria de esperar, esta adaptação do Ubuntu coloca a interface Cinnamon como a base do sistema. Este é baseado na versão 19.10 Eoan Ermine do Ubuntu tradicional, a mais recente disponível até à data.
Entre os destaques desta versão encontra-se o suporte ao GRUB, EFI e UEFI, todos os recursos do Cinnamon Desktop v4.0.10, Nemo File Manager, a versão mais recente do Firefox, temas baseados no Kimmo, várias aplicações úteis pré-instaladas além de melhorias a nível da estabilidade e desempenho face à versão tradicional.
Esta adaptação tinha vindo a ser desenvolvida desde setembro de 2019, e chega agora na sua versão final com o programador responsável pelo projeto a indicar ainda alguns planos para o futuro da mesma, nomeadamente para adaptação em futuras versões do Ubuntu 20.04.
O download pode ser realizado a partir do site oficial do projeto, neste link, estando disponível para sistemas 32 e 64 bits.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!