A Google irá aplicar algumas medidas de segurança adicionais em futuras versões do Chrome, nomeadamente no bloqueio de downloads mistos em websites pela Internet. Ou seja, em futuras versões, o navegador irá impedir os utilizadores de descarregarem, por exemplo, ficheiros de um website HTTPS através de ligações HTTP não seguras.
O objetivo desta medida passa por prevenir ataques junto dos utilizadores, e não será algo propriamente novo. Em Abril de 2019 a empresa já tinha revelado os planos para realizar esta tarefa, mas apenas agora revela que irá começar a aplicar a mesma junto de mais utilizadores finais.
Quando os utilizadores tentem descarregar um ficheiro sobre uma ligação insegura, quando o acesos ao site foi realizado de forma segura, o navegador irá começar por apresentar um alerta na consola de programador. Futuramente o plano passa por bloquear o download por completo.
Esta é uma pratica utilizada em vários géneros de ataques, e em certos casos, pode também ser aproveitada por sites maliciosos para levar os utilizadores a descarregarem conteúdo malicioso nos seus sistemas, pelo que será certamente uma medida de segurança adicional bem vinda.
Espera-se que a Google venha a bloquear este género de downloads inseguros por completo com o Chrome 86, previsto de ser lançado em Outubro de 2020.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!