1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

firefox logo

 

A Internet tem vindo a mudar nos últimos anos, e a adoção de ligações seguras – o reconhecido HTTPS – tem vindo a ser uma das principais. No campo dos navegadores é onde se verificam maiores alterações, com a maioria a incentivar cada vez mais o carregamento de conteúdos em ligações seguras.

 

Depois do Chrome começar a marcar sites sem certificados de segurança como “Inseguros”, chega agora a vez do Firefox começar a testar algumas opções neste campo. A versão 60 do Firefox irá contar com uma nova opção respeitante aos conteúdos inseguros carregados em sites seguros.

 

Esta prática é conhecida como “Mixed Content”, onde um website carrega conteúdos como imagens e vídeos a partir de fontes não-HTTPS. Na maioria dos navegadores é apresentado um alerta e o símbolo de cadeado verde é removido da barra de navegação, mas os utilizadores ainda podem visualizar estes conteúdos no site.

 

exemplo de ligação insegura

 

Porém, a versão 60 do Firefox irá contar com a possibilidade de bloquear este tipo de conteúdos. A funcionalidade, ao detectar conteúdo misto num website, começa por testar o acesso ao conteúdo de forma segura. Caso o mesmo não esteja disponível, então não será apresentado de todo.

 

De forma inicial, esta opção irá encontrar-se desativada por padrão, possivelmente para prevenir que os utilizadores possam perder conteúdos durante a navegação. Para ativar a função deverá aceder à página “about:config?filter=security.mixed_content.upgrade_display_content” (sem aspas), marcando a opção como “True”. É possível reverter esta opção a qualquer momento, se necessário.

 

Este é mais um passo para incentivar as plataformas web a utilizarem ligações seguras, além de garantir uma camada adicional de segurança para os utilizadores em geral.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech