1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

firefox logo

 

A Internet tem vindo a mudar nos últimos anos, e a adoção de ligações seguras – o reconhecido HTTPS – tem vindo a ser uma das principais. No campo dos navegadores é onde se verificam maiores alterações, com a maioria a incentivar cada vez mais o carregamento de conteúdos em ligações seguras.

 

Depois do Chrome começar a marcar sites sem certificados de segurança como “Inseguros”, chega agora a vez do Firefox começar a testar algumas opções neste campo. A versão 60 do Firefox irá contar com uma nova opção respeitante aos conteúdos inseguros carregados em sites seguros.

 

Esta prática é conhecida como “Mixed Content”, onde um website carrega conteúdos como imagens e vídeos a partir de fontes não-HTTPS. Na maioria dos navegadores é apresentado um alerta e o símbolo de cadeado verde é removido da barra de navegação, mas os utilizadores ainda podem visualizar estes conteúdos no site.

 

exemplo de ligação insegura

 

Porém, a versão 60 do Firefox irá contar com a possibilidade de bloquear este tipo de conteúdos. A funcionalidade, ao detectar conteúdo misto num website, começa por testar o acesso ao conteúdo de forma segura. Caso o mesmo não esteja disponível, então não será apresentado de todo.

 

De forma inicial, esta opção irá encontrar-se desativada por padrão, possivelmente para prevenir que os utilizadores possam perder conteúdos durante a navegação. Para ativar a função deverá aceder à página “about:config?filter=security.mixed_content.upgrade_display_content” (sem aspas), marcando a opção como “True”. É possível reverter esta opção a qualquer momento, se necessário.

 

Este é mais um passo para incentivar as plataformas web a utilizarem ligações seguras, além de garantir uma camada adicional de segurança para os utilizadores em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech