1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

NOS Traffic shaping

 

Numa altura em que cada vez mais utilizadores estão nas suas casas de quarentena, a NOS parece estar a aplicar medidas de limitação de velocidade no download de conteúdos para não sobrecarregar as suas redes, mas que no final estão a causar problemas no carregamento de certos conteúdos.

 

De acordo com os testes realizados pelo TugaTech, a empresa encontra-se a limitar a velocidade que é aplicada sobre o download de conteúdos de plataformas de vídeos e streaming, como o YouTube e Netflix. Nos testes realizados, sobre uma ligação de 200 Mbps, o download destas plataformas atinge aproximadamente os 7 Mbps no caso do Netflix e 2 Mbps no caso do YouTube.

 

teste velocidade download

 

A utilização de uma VPN também permite comprovar esta limitação, sendo que o download no caso do YouTube parece estar centrado em cerca de 2 Mbps.

 

YouTube download speed

speedtest YouTube vpn

 

A prática, conhecida como Traffic Shapping, não é propriamente nova das operadoras, e normalmente é aplicada como forma de limitar a largura de banda utilizada em determinados serviços, a fim de evitar a sobrecarga das linhas. Neste caso, com a situação do coronavírus, a NOS parece ter aplicado a medida sobre as plataformas de vídeos, restringindo assim a velocidade de carregamento dos conteúdos.

 

A partir dos fóruns de suporte da NOS é possível verificar que existe o mesmo problema sobre diversos outros clientes, embora a situação não pareça ser generalizada a todo o pais. Possivelmente a medida encontra-se a ser aplicada sobre zonas onde a operadora esteja a verificar um volume mais elevado de tráfego – como áreas urbanas.

 

Tentamos entrar em contacto com a NOS sobre a situação, mas a empresa não confirmou a existência de qualquer género de limitação da velocidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech