
Já imaginaste estar a trabalhar e receber uma notificação para ganhares dinheiro apenas por fechar a porta de um veículo vazio? É exatamente isto que está a acontecer com alguns estafetas da rede DoorDash. A frota de táxis autónomos da Waymo, uma subsidiária da Alphabet, encontrou uma solução criativa para um problema puramente mecânico e robótico: quando os passageiros se esquecem de fechar a porta ao sair, não há um motorista humano no habitáculo para o fazer.
Dinheiro fácil ou necessidade logística?
A situação insólita tornou-se pública depois de um utilizador do Reddit ter partilhado uma captura de ecrã na comunidade dedicada aos trabalhadores da DoorDash. O trabalho consistia numa tarefa incrivelmente simples, mas vital para a empresa de transporte. A recompensa oferecida por este serviço foi de um pagamento base garantido de 6,25 dólares (cerca de 5,80 euros), com um bónus adicional de 5 dólares (aproximadamente 4,60 euros) após a verificação de que a porta foi efetivamente trancada.
Segundo informações confirmadas em declarações à 404 Media e ao TechCrunch, a empresa está ativamente a recrutar estes profissionais nas imediações para resolverem o impasse. A justificação para esta medida prende-se com as regras de segurança e eficiência da frota. Como estes carros autónomos estão programados para não iniciar a marcha com os acessos abertos, um simples esquecimento de um passageiro bloqueia completamente o veículo no local.
O início de uma aliança estratégica
Representantes da Alphabet e da DoorDash explicaram que este sistema inovador faz parte de um programa piloto que está a decorrer na cidade de Atlanta desde o início deste ano. Quando um veículo fica paralisado com a porta entreaberta, o sistema central avalia a área e envia um alerta direto para a app dos estafetas que estejam mais próximos da localização exata do carro, garantindo uma compensação justa e competitiva pelo desvio na sua rota.
No entanto, esta não é a primeira vez que as duas empresas unem forças para otimizar serviços tecnológicos. Já em outubro de 2025, os veículos autónomos da marca começaram a ser utilizados como uma opção de entrega oficial para os clientes da DoorDash na região de Phoenix, no Arizona. Nessa modalidade pioneira, o conceito exigia que os utilizadores selecionassem a opção de entrega autónoma no momento do pagamento e fossem fisicamente à bagageira do veículo recolher a sua própria encomenda assim que este chegasse ao destino.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!