A Microsoft revelou hoje o seu novo “Microsoft Editor”, que pretende ajudar os utilizadores a escreverem melhor pela Internet. Para quem escreva bastante nos computadores, o novo Microsoft Editor é uma nova extensão da empresa que vai fazer parte do pacote de funcionalidades fornecidas no novo Microsoft 365.
Esta extensão pretende ajudar os utilizadores a escreverem melhor, analisando os conteúdos com a ajuda de Inteligência Artificial e fornecendo formas de melhorar a gramática e corrigir os erros que apareçam.
A extensão é instalada no navegador e fica desde logo disponível para ser utilizada em qualquer website que tenha algum género de escrita. Existem duas versões disponíveis da extensão: a gratuita, que permite realizar a correção de erros e gramática básica, e a subscrição do Microsoft 365, que fornece uma análise avançada de gramática e correção de erros, vocabulário, sinónimos, entre outras funcionalidades... É importante notar que a extensão suporta uma longa lista de idiomas, onde se inclui o Português de Portugal.
Quando o Microsoft Editor deteta um erro na escrita do utilizador, este surge com o tradicional sublinhado vermelho debaixo da palavra, ou no caso de erros gramaticais como duas linhas azuis sobre a frase. A extensão parece encontrar-se ainda numa fase bastante inicial de desenvolvimento, sendo que até a própria descrição da mesma surge incompleta.
Além disso, ainda existem alguns formulários que não podem ser corrigidos ou, em alguns casos, podem nem ser preenchidos – possivelmente um bug que a Microsoft ainda necessita de resolver. No entanto, tendo em conta a sua funcionalidade, será útil para quem tenha de escrever constantemente longos textos ou emails importantes, e onde a linguagem tenha de ser cuidada.
A extensão encontra-se disponível como add-on para o Edge e na Chrome Web Store.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!