1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware codigo

 

O mundo inteiro tem estado atento à evolução da pandemia do coronavírus, também conhecido como COVID-19, e praticamente todos os dias surgem notícias relacionadas com o mesmo. De um formato ou de outro, os utilizadores estão expostos a estas informações e termos todos os dias, com muita gente a pesquisar ativamente sobre esta informação.

 

Como tal, os criminosos também sabem bem que existe uma maior pesquisa por estes termos, e como tal estão a tentar aproveitar o mesmo para difundir campanhas maliciosas ou esquemas enganadores nesse sentido.

De acordo com um recente relatório da Microsoft, a empresa alerta para uma crescente onda de casos de spam, phishing e de malware que tenta aproveitar-se da popularidade dos termos do coronavírus para se difundir.

 

A empresa afirma que, na realidade, os ataques permanecem idênticos ao que existia antes da pandemia, no entanto os criminosos estão a passar a adotar novos esquemas para tentar cativar os utilizadores a acederem aos conteúdos enganadores – e o uso do coronavírus como forma de “chamar atenção” é um dos principais nos últimos tempos.

 

A piorar a situação, estas técnicas parecem estar a ter resultado, com cada vez mais casos de utilizadores afetados por esquemas de phishing, ransomware e malware diverso. Na sua grande maioria estes são atraídos na pesquisa de informação sobre o coronavírus, e acabam por entrar no esquema muitas vezes sem se aperceberem.

 

Como sempre, a principal frente de batalha contra este género de esquemas encontra-se no conhecimento do utilizador para os mesmos. Qualquer atividade suspeita ou que exija tarefas que não são normais de se verificar deve ser tida com atenção pelos utilizadores, e o conhecimento de todos é a melhor arma contra este género de ataques.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech