1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Nokia Lumia 950

 

No início deste ano a Microsoft deixou oficialmente de lado o suporte ao Windows 10 Mobile, e com isto o suporte dos vários dispositivos que ainda possuem este sistema como base – sobretudo a linha Lumia da Nokia.

 

No entanto, para quem ainda tenham um destes dispositivos, e nomeadamente os modelos Lumia 950/950 XL, podem agora existir boas noticias. Um conjunto de programadores encontra-se a estudar a forma de integrar o sistema Ubuntu no dispositivo – o que pode abrir portas para a possibilidade de alterar o sistema para uma variante do Android no futuro.

 

O programador “Gustave” encontra-se a experimentar colocar o Ubuntu Focal Fossa sobre estes dois dispositivos, baseando-se no trabalho desenvolvido por um kernel personalizado para o sistema criado em 2018. O programador afirma que, praticamente sem modificações, é possível colocar a executar uma versão recente do Ubuntu nestes equipamentos, que corre praticamente sem problemas.

 

ubuntu no nokia 950

 

Desde então, vários outros programadores tem adotado o projeto para criar as suas próprias produções, ao ponto que existe quem já tenha conseguido instalar o TWRP (Team Win Recovery Project) no Nokia 950 – que para quem não conhece é uma aplicação fundamental para a instalação de ROMs personalizadas do Android nos dispositivos.

 

Obviamente, este projeto ainda está muito longe de se tornar algo estável para ser utilizado no dia a dia, mas demonstra as capacidades que o hardware destes dispositivos ainda possuem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech