1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

EDP logo

 

De acordo com a notícia avançada pela Observador, a EDP terá sido ao longo do dia de hoje alvo de vários ataques informáticos.

 

Estes ataques terão tido como alvo diferentes servidores da empresa, sendo que foram sentidos atrasos sobre o serviço de apoio ao teletrabalho interno, o qual se encontra a ser fornecido pela empresa para muitos funcionários que estão a trabalhar a partir de casa.

Apesar de alguns serviços internos da empresa terem sido parcialmente bloqueados, não existe indicação que o ataque tenha causado qualquer impacto no sistema de distribuição de energia.

 

De acordo com o JN, os piratas responsáveis pelo ataque terão conseguido aceder a alguns sistemas internos da empresa Existem também rumores que os atacantes estariam a fazer um pedido de 9.8 milhões de euros à empresa, no valor de 1580 bitcoins, para que os dados não fossem publicados no período de 20 dias. A mesma fonte indica ainda que os atacantes terão comprovado o acesso aos servidores da empresa com a  publicação de várias pastas internas, onde se encontram indicados nomes relacionados com os recursos humanos e de finanças.

 

No entanto, existem outras fontes que indicam que nenhum conteúdo terá sido acedido. Um dos responsáveis pelo perfil da "CyberTeam", que afirmam ter realizado ataques ao site da EDP durante o dia de hoje, refere ao TugaTech que nenhum pedido de resgate terá sido realizado à empresa, sublinhando ainda que o grupo teria, no dia 4 de Março, acedido a milhares de emails e senhas internos da EDP, exclusivamente nos sistemas de email, mas sem qualquer contrapartida da mesma.

 

cyberteam resposta

 

 

Num comunicado entretanto emitido pela empresa à agência Lusa, a EDP afirma que efetivamente foi realizado um ataque na sua "rede corporativa", mas que é desconhecido qualquer pedido de resgate sobre dados recolhidos dos sistemas da empresa.

 

A empresa confirma no entanto que este ataque encontra-se a causar instabilidade em certos "serviços e operações", mas sem impacto direto no fornecimento de energia aos clientes. Terão sido ainda implementadas medidas de prevenção, estando a ser analisada a origem dos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech