1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Ubuntu Focal Fossa

 

Recentemente começou a ser disponibilizada a nova versão do Ubuntu 20.04 LTS, que marca a chegada de várias novidades ao ecossistema do Ubuntu. No entanto, apesar de a nova versão já se encontrar disponível, nem todos os utilizadores podem ter recebido a notificação para realizar o upgrade do sistema.

 

Felizmente o processo pode ser feito manualmente e com pouco ou nenhum risco para os utilizadores. Com um simples comando no Terminal será possível realizar o upgrade do sistema, de forma simples e rápida, para a versão mais recente, aproveitando todas as vantagens do Ubuntu Focal Fossa.

Neste artigo iremos ver como pode realizar o processo.

 

> Antes de começar...

 

Antes de realizar qualquer mudança no sistema, é recomendado que sejam tomadas algumas precauções. Apesar de ser um processo seguro, ainda existe o risco mínimo de perda de dados, pelo que o backup de qualquer informação do sistema será importante – o mesmo aplica-se sempre que se realiza qualquer intervenção mais delicada no sistema operativo.

 

Além disso, certifique-se que possui todas as atualizações mais recentes disponíveis. Para tal, a partir do terminal, execute os seguintes comandos:

sudo apt update

sudo apt upgrade

sudo apt dist-upgrade

 

ubuntu autoremove terminal

 

É possível que até já tenha disponível a atualização direta, não sendo necessário os passos seguintes. Portanto a atualização do sistema será recomendada antes de começar.

Certifique-se também que remove qualquer pacote pendente, com o seguinte comando:

sudo apt autoremove

 

> Hora do Upgrade...

 

Feitos todos os passos anteriores, chega a hora do upgrade para a nova versão do Ubuntu. Felizmente o sistema conta com todas as ferramentas necessárias para este processo, o que garante não só que o mesmo é feito rapidamente como também de forma segura.

 

Primeiro é necessário instalar o pacote associado com o update, utilizando o comando:

sudo apt install update-manager-core

 

Finalizada a instalação, basta iniciar o pacote com o comando:

sudo do-release-upgrade

 

ubuntu update sem atualizações

 

É possível que, caso esteja a executar o sistema e ainda não se encontre nenhum update disponível, o comando anterior deixe o resultado “No new release found” ou similar. Neste caso, deverá “forçar” a atualização com o seguinte comando:

sudo do-release-upgrade -d

 

O terminal deve apresentar algumas informações sobre o processo de upgrade, medidas a seguir e outras informações uteis. Se tudo estiver correto, basta confirmar e prosseguir com a atualização.

 

No final basta realizar o reinício do sistema quando for pedido, e deverá encontrar-se sobre a versão mais recente do sistema. Recomenda-se que verifique se existem atualizações na normalidade, mas não deverá ser necessário qualquer passo adicional.

 

O que lhe parece a nova versão do Ubuntu Focal Fossa?

Deixe os seus comentários.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech