1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Os proxys fazem parte da Internet há vários anos e, para quem não sabe, estes permite "mascarar" o seu IP, protegendo assim a sua identidade e permitindo, por exemplo, que possa aceder a sites bloqueados na sua rede,etc...

hoje vamos demonstrar como pode configurar um proxy no seu computador utilizando o Firefox e um extra muito útil, o FoxyProxy ( https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/foxyproxy-standard/ ).

Primeiro deve instalar o extra no Firefox. Depois de instalar e reiniciar o browser, deve reparar nu pequeno ícone na barra inferior da janela, onde aparece uma raposa com o sinal de proibido.

Este símbolo indica-nos que o FoxyProxy encontra-se desactivado. Mas vamos configura-lo para acedermos por um proxy.

Antes de tudo, deve ter um proxy a utilizar. O site http://hidemyass.com/proxy-list/ fornece uma lista actualizada com bastantes proxys activos em diversos países, incluindo alguns portugueses. basta escolher um e copiar o IP e a porta. Para este exemplo, iremos utilizar o IP 210.44.126.14 com a porta 3128.

Depois de ter o proxy e a porta, deve configurar o FoxyProxy. Para ta, clique no ícone referido anteriormente. Deve abrir uma janela como a da seguinte imagem:

Nessa janela, clique no botão "Adicionar um novo proxy". na nova janela que irá abrir-se, clique na aba "Geral" e dê um nome ao proxy. neste caso, como o proxy é da China, demos o nome de "Proxy China". Depois, clique na aba "Detalhes do proxy"

nesta aba é onde iremos colocar os detalhes do proxy que guardamos anteriormente, neste caso o IP e a porta. Para tal, seleccione a opção "Configuração manual do Proxy" e introduza os dados.

No final, clique em OK para guardar as definições. Se aparecer alguma janela de aviso, seleccione "Sim".

Agora deve activar o proxy que acabou de criar. Para tal, volte a clicar, desta vez com o botão direito do rato, no ícone do extra e seleccione a opção "Utilizar o proxy Proxy China para todos os URL".

Feito isto está agora a utilizar o proxy. Smile
Para comprovar, pode tentar aceder ao site http://www.omeuip.com/ e deve aparecer o IP que escolheu anteriormente.
Se não conseguir aceder ao site, se o IP não se alterou ou se não conseguir aceder a qualquer site,é provável que o proxy esteja offline. Nesse caso basta escolher outro IP e recomeçar os passos anteriores.

Alguma duvida não hesite em colocar.
Ate breve!

Comentário antigo:
Muito interessante

brigado pelas dicas Smile

Comentário antigo:
Uma duvida: para fazer o mesmo com o Google chrome é preciso instalar alguma coisa? Add-on ou assim?
é que não consegui fazer...

Quanto ao firefox tenho a versão 4.0 e ainda há muita coisa que não é compatível incluindo o FoxyProxy Razz

Abraços

Comentário antigo:
@14K escreveu:Uma duvida: para fazer o mesmo com o Google chrome é preciso instalar alguma coisa? Add-on ou assim?
é que não consegui fazer...

Quanto ao firefox tenho a versão 4.0 e ainda há muita coisa que não é compatível incluindo o FoxyProxy Razz

Abraços

Irei elaborar este mesmo tutorial para outros browsers... Wink

No entanto, o extra do firefox é apenas para ajudar, pois pode mudar estas configurações nas opções de ligação, tanto do Firefox como do chrome, sem necessitar de nenhum addon ou extra...Wink

Cumps

Comentário antigo:
Hmm.. ok Smile

Brigado Wink

Abraços

Comentário antigo:
Muito bom abrigado!
Admito ter já instalado esse plugin no portátil mas nem liguei muito. Razz
Mas sendo assim em breve já vou configurar o Proxy. E gostava de saber se será possível utilizar um proxy que tenho criado por mim. será que é? :S

Comentário antigo:
Tonito1 escreveu:Muito bom abrigado!
Admito ter já instalado esse plugin no portátil mas nem liguei muito. Razz
Mas sendo assim em breve já vou configurar o Proxy. E gostava de saber se será possível utilizar um proxy que tenho criado por mim. será que é? :S

Esse extra funciona com qualquer proxy por IP/porta.
Desde que tenha essas informações, deve funcionar...

Wink

Comentário antigo:
Boas já consegui fazer isto no firefox, mas agora tenho outro problema Sad
Quando vou para alterar o proxy, abro a janela e ela não dá para selecionar ou alterar nada é como se bloquea-se ou assim e nem para fechar dá... Sad

Comentário antigo:
@14K escreveu:Boas já consegui fazer isto no firefox, mas agora tenho outro problema Sad
Quando vou para alterar o proxy, abro a janela e ela não dá para selecionar ou alterar nada é como se bloquea-se ou assim e nem para fechar dá... Sad

Boas,

humm, isso é estranho... muito provavelmente deve ter ocorrido um erro na instalação do plungin ou então entrou em conflito com outro extra.

Quais são os extras que têm instalado no Firefox?
Em todo o caso tente remover o extra, reiniciar o firefox e instalar novamente.

Cumps

Comentário antigo:
Hmm pois provavelemente é isso é que eu tenho vários extras deixo lhe aqui a lista para me dizer o que devo tirar se não se importar:

-Adblock Plus 1.3.3
-Download Statusbar 0.9.7.2
-DownThemAll! 2.0.1
-Feedback 1.06
-Firebug 1.6.2
-FoxTab 1.4.1
-FoxyProxy Standard 2.22.5
-Galaxytoolbaar 2.5.2
-Greasemonkey 0.9.1
-Hide IP Easy 1.0
-ImTransaltor 4.0
-Java Console 6.0.20
-Java Console 6.0.15
-Java Console 6.0.22
-PC Sync Synchronisation Extension 1.0.0.732
-Real Hide IP 1.0
-Real Player Browser Record Plugin 1.1.5
-Stylish 1.1.1
-Super Hide IP 1.0
-vSharePlugin 1.0.0
-WOT 20100908´

Tenho realmente muitos mas não sei o que ei de desativar ou desinstalar se me poder ajudar agradeço

Cumpz

Comentário antigo:
Boas,
Realmente a lista é um pouco grande e a maioria até tem varios plungins que poderiam ser desactivados e "alterados" apenas por 1...

Bom, mas tente desactivar estes:

-Hide IP Easy 1.0
-Real Hide IP 1.0
-Super Hide IP 1.0

Já agora, qual é a versão do seu firefox?
Se for o firefox 4 (ainda em beta), podem aparecer erros e bugs...

Cumps

Comentário antigo:
Já desistalei esses 3 e continua na mesma Sad
A versão e a 3.6.13 já desistalei a 4 beta porque ainda não havia muita coisa compatível.

Comentário antigo:
Pois eu queria fazer isso como o meu proxy do SlotOn. Mas não sei como descobrir o ip o porta, quer dizer o ip ainda consigo agora a porta.. Razz

Comentário antigo:
Tonito1 escreveu:Pois eu queria fazer isso como o meu proxy do SlotOn. Mas não sei como descobrir o ip o porta, quer dizer o ip ainda consigo agora a porta.. Razz

Não dá com este site?
http://hidemyass.com/proxy-list/

Comentário antigo:
@14K escreveu:
Tonito1 escreveu:Pois eu queria fazer isso como o meu proxy do SlotOn. Mas não sei como descobrir o ip o porta, quer dizer o ip ainda consigo agora a porta.. Razz

Não dá com este site?
http://hidemyass.com/proxy-list/
Estou à procura de um site especifico e não me aprece ser esse o método ideal para o encontrar.

Comentário antigo:
Não dá com este site?
http://hidemyass.com/proxy-list/[/quote]
Estou à procura de um site especifico e não me aprece ser esse o método ideal para o encontrar.[/quote]

Ah ok Smile

E não há ninguém que me possa ajudar com o que ei de tirar dos add-ons do firefox para ficar melhor?

Comentário antigo:
Para ver os extras pode fazer o seguinte (embora seja trabalhoso).
Desactive todos os plung-ins. Depois reinicie o browser e active o foxyProxy.

Depois de activar e reiniciar o browser, comece a activar novamente os restantes plung-ins até encontrar aquele que causa erro...

"Tonito1", não entendi esse "site especifico"... Smile

Cumps

Comentário antigo:
É uma boa ideia Smile

É o que vou fazer então

Brigado abraços Wink

Comentário antigo:
Eu sempre preferi a maneira "clássica", sem extras ou plungins...

Comentário antigo:
ola muito bom dia, gostava de saber onde posso arranjar um proxy PT??

Comentário antigo:
@texascity escreveu:ola muito bom dia, gostava de saber onde posso arranjar um proxy PT??

Boas,
Bem vindo ao TugaTech.

Por favor, crie um novo tópico para a sua duvida. Wink

Cumps

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech