1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Os proxys fazem parte da Internet há vários anos e, para quem não sabe, estes permite "mascarar" o seu IP, protegendo assim a sua identidade e permitindo, por exemplo, que possa aceder a sites bloqueados na sua rede,etc...

hoje vamos demonstrar como pode configurar um proxy no seu computador utilizando o Firefox e um extra muito útil, o FoxyProxy ( https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/foxyproxy-standard/ ).

Primeiro deve instalar o extra no Firefox. Depois de instalar e reiniciar o browser, deve reparar nu pequeno ícone na barra inferior da janela, onde aparece uma raposa com o sinal de proibido.



Este símbolo indica-nos que o FoxyProxy encontra-se desactivado. Mas vamos configura-lo para acedermos por um proxy.

Antes de tudo, deve ter um proxy a utilizar. O site http://hidemyass.com/proxy-list/ fornece uma lista actualizada com bastantes proxys activos em diversos países, incluindo alguns portugueses. basta escolher um e copiar o IP e a porta. Para este exemplo, iremos utilizar o IP 210.44.126.14 com a porta 3128.

Depois de ter o proxy e a porta, deve configurar o FoxyProxy. Para ta, clique no ícone referido anteriormente. Deve abrir uma janela como a da seguinte imagem:


Nessa janela, clique no botão "Adicionar um novo proxy". na nova janela que irá abrir-se, clique na aba "Geral" e dê um nome ao proxy. neste caso, como o proxy é da China, demos o nome de "Proxy China". Depois, clique na aba "Detalhes do proxy"



nesta aba é onde iremos colocar os detalhes do proxy que guardamos anteriormente, neste caso o IP e a porta. Para tal, seleccione a opção "Configuração manual do Proxy" e introduza os dados.



No final, clique em OK para guardar as definições. Se aparecer alguma janela de aviso, seleccione "Sim".

Agora deve activar o proxy que acabou de criar. Para tal, volte a clicar, desta vez com o botão direito do rato, no ícone do extra e seleccione a opção "Utilizar o proxy Proxy China para todos os URL".



Feito isto está agora a utilizar o proxy. Smile
Para comprovar, pode tentar aceder ao site http://www.omeuip.com/ e deve aparecer o IP que escolheu anteriormente.
Se não conseguir aceder ao site, se o IP não se alterou ou se não conseguir aceder a qualquer site,é provável que o proxy esteja offline. Nesse caso basta escolher outro IP e recomeçar os passos anteriores.

Alguma duvida não hesite em colocar.
Ate breve!

Muito interessante

brigado pelas dicas Smile

Uma duvida: para fazer o mesmo com o Google chrome é preciso instalar alguma coisa? Add-on ou assim?
é que não consegui fazer...

Quanto ao firefox tenho a versão 4.0 e ainda há muita coisa que não é compatível incluindo o FoxyProxy Razz

Abraços

14K escreveu:Uma duvida: para fazer o mesmo com o Google chrome é preciso instalar alguma coisa? Add-on ou assim?
é que não consegui fazer...

Quanto ao firefox tenho a versão 4.0 e ainda há muita coisa que não é compatível incluindo o FoxyProxy Razz

Abraços

Irei elaborar este mesmo tutorial para outros browsers... Wink

No entanto, o extra do firefox é apenas para ajudar, pois pode mudar estas configurações nas opções de ligação, tanto do Firefox como do chrome, sem necessitar de nenhum addon ou extra...Wink

Cumps

Hmm.. ok Smile

Brigado Wink

Abraços

Muito bom abrigado!
Admito ter já instalado esse plugin no portátil mas nem liguei muito. Razz
Mas sendo assim em breve já vou configurar o Proxy. E gostava de saber se será possível utilizar um proxy que tenho criado por mim. será que é? :S

Tonito1 escreveu:Muito bom abrigado!
Admito ter já instalado esse plugin no portátil mas nem liguei muito. Razz
Mas sendo assim em breve já vou configurar o Proxy. E gostava de saber se será possível utilizar um proxy que tenho criado por mim. será que é? :S

Esse extra funciona com qualquer proxy por IP/porta.
Desde que tenha essas informações, deve funcionar...

Wink

Boas já consegui fazer isto no firefox, mas agora tenho outro problema Sad
Quando vou para alterar o proxy, abro a janela e ela não dá para selecionar ou alterar nada é como se bloquea-se ou assim e nem para fechar dá... Sad

14K escreveu:Boas já consegui fazer isto no firefox, mas agora tenho outro problema Sad
Quando vou para alterar o proxy, abro a janela e ela não dá para selecionar ou alterar nada é como se bloquea-se ou assim e nem para fechar dá... Sad

Boas,

humm, isso é estranho... muito provavelmente deve ter ocorrido um erro na instalação do plungin ou então entrou em conflito com outro extra.

Quais são os extras que têm instalado no Firefox?
Em todo o caso tente remover o extra, reiniciar o firefox e instalar novamente.

Cumps

Hmm pois provavelemente é isso é que eu tenho vários extras deixo lhe aqui a lista para me dizer o que devo tirar se não se importar:

-Adblock Plus 1.3.3
-Download Statusbar 0.9.7.2
-DownThemAll! 2.0.1
-Feedback 1.06
-Firebug 1.6.2
-FoxTab 1.4.1
-FoxyProxy Standard 2.22.5
-Galaxytoolbaar 2.5.2
-Greasemonkey 0.9.1
-Hide IP Easy 1.0
-ImTransaltor 4.0
-Java Console 6.0.20
-Java Console 6.0.15
-Java Console 6.0.22
-PC Sync Synchronisation Extension 1.0.0.732
-Real Hide IP 1.0
-Real Player Browser Record Plugin 1.1.5
-Stylish 1.1.1
-Super Hide IP 1.0
-vSharePlugin 1.0.0
-WOT 20100908´

Tenho realmente muitos mas não sei o que ei de desativar ou desinstalar se me poder ajudar agradeço

Cumpz

Boas,
Realmente a lista é um pouco grande e a maioria até tem varios plungins que poderiam ser desactivados e "alterados" apenas por 1...

Bom, mas tente desactivar estes:

-Hide IP Easy 1.0
-Real Hide IP 1.0
-Super Hide IP 1.0

Já agora, qual é a versão do seu firefox?
Se for o firefox 4 (ainda em beta), podem aparecer erros e bugs...

Cumps

Já desistalei esses 3 e continua na mesma Sad
A versão e a 3.6.13 já desistalei a 4 beta porque ainda não havia muita coisa compatível.

Pois eu queria fazer isso como o meu proxy do SlotOn. Mas não sei como descobrir o ip o porta, quer dizer o ip ainda consigo agora a porta.. Razz

Tonito1 escreveu:Pois eu queria fazer isso como o meu proxy do SlotOn. Mas não sei como descobrir o ip o porta, quer dizer o ip ainda consigo agora a porta.. Razz

Não dá com este site?
http://hidemyass.com/proxy-list/

14K escreveu:
Tonito1 escreveu:Pois eu queria fazer isso como o meu proxy do SlotOn. Mas não sei como descobrir o ip o porta, quer dizer o ip ainda consigo agora a porta.. Razz

Não dá com este site?
http://hidemyass.com/proxy-list/
Estou à procura de um site especifico e não me aprece ser esse o método ideal para o encontrar.

Não dá com este site?
http://hidemyass.com/proxy-list/[/quote]
Estou à procura de um site especifico e não me aprece ser esse o método ideal para o encontrar.[/quote]


Ah ok Smile

E não há ninguém que me possa ajudar com o que ei de tirar dos add-ons do firefox para ficar melhor?

Para ver os extras pode fazer o seguinte (embora seja trabalhoso).
Desactive todos os plung-ins. Depois reinicie o browser e active o foxyProxy.

Depois de activar e reiniciar o browser, comece a activar novamente os restantes plung-ins até encontrar aquele que causa erro...

"Tonito1", não entendi esse "site especifico"... Smile

Cumps

É uma boa ideia Smile

É o que vou fazer então

Brigado abraços Wink

Eu sempre preferi a maneira "clássica", sem extras ou plungins...

ola muito bom dia, gostava de saber onde posso arranjar um proxy PT??

texascity escreveu:ola muito bom dia, gostava de saber onde posso arranjar um proxy PT??

Boas,
Bem vindo ao TugaTech.

Por favor, crie um novo tópico para a sua duvida. Wink

Cumps





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech