1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 11 beta

 

A Google disponibilizou a nova versão Beta do Android 11, depois de ter lançado quatro versões Developer Preview do mesmo para a linha de dispositivos Pixel da empresa. E esta nova versão conta com um conjunto de melhorias – sobretudo a nível da privacidade e segurança.

 

A nível da privacidade, algumas das novidades da nova versão do Android 11 encontram-se relacionadas com o sistema de permissões, que agora pode aplicar permissões de utilização única a cada app. Esta nova funcionalidade permite que as aplicações tenham acesso a uma permissão do sistema operativo mas apenas uma vez, sendo que todos os restantes pedidos terão de ser autorizados novamente ou irão ser negados automaticamente.

 

Outra novidade encontra-se a nível do sistema de reset de permissões automaticamente, que realiza a “limpeza” das permissões de uma app sobre diferentes parâmetros configuráveis pelos utilizadores. Por exemplo, se uma aplicação não for utilizada durante alguns meses, as suas permissões vão ser removidas e terão de ser autorizadas novamente caso o utilizador abra a app.

 

 

O sistema também irá analisar cada um destes casos, de forma a aplicar medidas automaticamente a longo prazo. Por exemplo, se uma aplicação requerer as permissões de acesso ao microfone várias vezes, e o utilizador as negue de forma sucessiva, o sistema irá reconhecer isso como uma forma de negar “permanentemente” essa permissão – evitando assim que o pedido seja novamente apresentado no futuro.

 

No final, estas medidas devem tornar o sistema mais seguro e aumentar a privacidade dos utilizadores finais, bem como evitar a utilização abusiva de permissões por parte das apps instaladas no sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech