Era algo mais do que esperado, mas o Google Play Music vai oficialmente ser descontinuado em favor do YouTube Music dentro dos próximos meses.
A Google encontra-se na fase final de descontinuar a aplicação, focando-se agora no desenvolvimento do YouTube Music. O Google Play Music vai deixar de ser suportado a partir de setembro na Austrália e a Nova Zelândia, sendo que em Outubro vai ser a mesma tarefa aplicada no resto do mundo.
A partir desta altura, os utilizadores vão deixar de conseguir realizar o streaming de conteúdos da aplicação para Android – medida que também se espera vir a ser aplicada na mesma altura para a versão web da plataforma.
Apesar de o Google Play Music deixar de funcionar em outubro, os utilizadores ainda possuem até finais de Dezembro para poderem exportar os seus conteúdos e playlists, nomeadamente com a mudança para o YouTube Music. De relembrar que desde Maio deste ano que a Google começou a fornecer uma nova ferramenta que permite migrar os conteúdos diretamente para o YouTube Music.
No final de Dezembro, possivelmente no final do ano, espera-se que a Google venha a eliminar todos os conteúdos que ainda se encontrem na plataforma, desativando por completo a mesma.
De notar que são esperadas ainda mais mudanças durante as próximas semanas, nomeadamente com a remoção da secção de musicas da Play Store, que vão deixar de se encontrar disponíveis para compra pela mesma.
Infelizmente a Google não deixou informações concretas sobre quando irá descontinuar as vendas de musicas a partir da Play Store, mas seja como for, se ainda é utilizador do Google Play Music, chega agora a altura de começar a procurar alternativas mais eficazes para a tarefa, ou a migrar para o YouTube Music de vez.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!