Se existiam dúvidas que o Google Play Music encontra-se no seu fim de vida, a nova funcionalidade disponibilizada sobre a plataforma veio praticamente confirmar isso mesmo. Os utilizadores do Google Play Music possuem agora acesso a uma nova funcionalidade de migração para o YouTube Music, que irá transferir todos os conteúdos para a nova plataforma da empresa.
O YouTube Music encontra-se disponível faz mais de dois anos, e desde o seu lançamento que o Google Play Music ficou visto como sendo uma tentativa – algo falhada – da Google em lançar-se na venda de conteúdos digitais. A oferta do YouTube Music é mais variada e pretende ser um concorrente de peso ao Spotify ou Apple Music.
Com a nova funcionalidade, os utilizadores podem migrar todas as suas coleções do Google Play Music para o YouTube Music em alguns segundos. É necessário que a aplicação do YouTube Music esteja instalada no dispositivo, mas fora isso todo o processo será relativamente simples de realizar.
A transição inclui playlists criadas, álbuns e músicas adquiridas e qualquer música enviada para a plataforma da Google, que passam a ficar disponíveis no serviço do YouTube Music. Também pequenos detalhes como a classificação de uma determinada música, ou os gosto/não gosto vão ser migrados para a plataforma do YouTube.
No final, a ferramenta transfere praticamente tudo o que se pretenderia do Google Play Music, e mais uma vez será o primeiro indício de que a plataforma da Google Play pode estar em vias de ser descontinuada.
Apesar do incentivo para utilizar o YouTube Music, e de os últimos dados apontarem que existem mais de 20 milhões de utilizadores na plataforma, esta ainda se encontra muito atrás de alternativas como o Spotify.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!