1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Alerta spam

 

Se recebeu um email recentemente a referir ser da Policia de Segurança Pública, não abra nenhum anexo ou aceda a links do mesmo: trata-se de um novo esquema de spam.

 

Durante os últimos dias tem vindo a ser realizada uma campanha de envio de spam onde os utilizadores recebem uma mensagem aparentemente da Policia de Segurança Pública, informando terem uma suposta ocorrência. Este email é normalmente recebido diretamente na caixa de spam, mas pode acabar por entrar na caixa de entrada principal dos utilizadores. O mesmo tem origem num domínio desconhecido e não funcional - policiapublica[.]pt - mas pode surgir também sobre outros endereços.

 

O texto aparenta ter sido redigido num Português do Brasil, sendo que são requeridas ao utilizador informações como o CPF - normalmente associado aos cidadãos no Brasil. A mensagem é acompanhada ainda de um anexo, que pode também surgir como um link para sites externos, e que leva os utilizadores a descarregarem conteúdo malicioso para os seus sistemas. De acordo com o comunicado das autoridades, esta mensagem é falsa e aconselha-se os utilizadores a não acederem a nenhum conteúdo da mesma.

 

Este género de esquemas não é recente, e tem vindo a intensificar-se nos últimos tempos – sobretudo durante o período da pandemia. No entanto, não deixa de ser importante relembrar que os utilizadores são a primeira linha de defesa contra este género de ataques, e devem ficar atentos a qualquer mensagem que seja considerada como suspeita e de fontes desconhecidas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech