1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

mensagem de phishing

 

Como acontece todos os anos, os esquemas maliciosos tendem a aproveitar eventos ou situações importantes para tentar enganar o máximo de vítimas possíveis. E o reembolso do IRS é um dos esquemas mais antigos que ainda se encontra bem ativo nos dias de hoje.

 

O esquema envolve uma mensagem que as vítimas recebem, supostamente com informações para realizar ou obter o reembolso do IVA. A mensagem apelida-se como tendo sido enviada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, no entanto o endereço de envio pode variar entre diferentes domínios – normalmente de contas de email atacadas ou domínios falsos.

 

Exemplo de mensagem falsa

 

A mensagem de email conta ainda com um link, ao qual o utilizador deve, supostamente, aceder para receber o reembolso. Nunca será demais frisar que estes links não devem ser, em nenhuma circunstância, acedidos.

A partir o ataque concreto pode variar. Em alguns casos são descarregados ficheiros maliciosos para o sistema, que caso o utilizador os abra podem comprometer o mesmo, ou pode-se ser redirecionado para falsos sites que requerem informação pessoal e pagamentos – onde possivelmente os dados introduzidos nos mesmos acabam por ser roubados.

 

Como sempre, será importante ter atenção a todos os emails recebidos. Mesmo que estas mensagens acabem muitas vezes na pasta de spam, podem existir situações onde conseguem escapar a esse filtro, acabando na caixa de entrada dos utilizadores.

 

O seu foco será, sobretudo, para utilizadores de idade avançada ou com menos conhecimentos de tecnologia. A informação e alerta são a principal forma de se evitar o crescente número de potenciais lesados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech