Com o destaque dado para o IRS e derivados, começam também a aumentar os esquemas que tentam tirar proveito do mesmo. E se recebeu um email que diz ser da Autoridade Tributária (AT), talvez seja melhor ter atenção, pois muito possivelmente trata-se de um esquema.
A Autoridade Tributária encontra-se a alertar para uma nova vaga de emails falsos, que alegam existir divergências do IRS por parte do utilizador, e que estes devem aceder a um determinado link para corrigirem o mesmo.
A Mensagem pode surgir em diferentes formatos, seja para aceder a um site malicioso na internet, ou através de um anexo que pode conter conteúdo malicioso. No entanto, no final, o resultado é sempre o mesmo: levar as vítimas a descarregarem malware para os seus sistemas, com o potencial de comprometer o mesmo, ou a divulgar dados pessoais sensíveis.
Este género de campanhas não são únicas nem novidade na internet, mas ainda existe um elevado número de utilizadores que podem não considerar as mesmas como maliciosas, colocando em risco os seus sistemas.
Como sempre, a melhor prática será evitar aceder diretamente aos links externos, a maioria de fontes desconhecidas, e evitar o download de qualquer arquivo, ainda mais quando estes prometem ser associados com tarefas sensíveis.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!