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Google logo em sede da empresa

 

A Google atingiu um novo recorde sobre o número de pedidos para remoção de links recebidos por gestores de direitos de autor – normalmente feito para remover links de sites piratas dos resultados de pesquisa.

 

De acordo com a plataforma de transparência da Google, a empresa atingiu esta semana mais de 5 mil milhões de pedidos de remoção realizados desde que a empresa começou a contabilizar os mesmos e divulgar os números publicamente.

 

A Google lançou o seu relatório de transparência durante a primavera de 2012, na altura como uma forma de permitir aos utilizadores em geral analisarem como a empresa processa os pedidos de DMCA recebidos sobre conteúdos potencialmente ilegais nos resultados de pesquisa. Estes dados servem não apenas para analisar esses mesmos pedidos e as suas origens, mas também servem de base para vários estudos sobre como a pirataria é controlada pelos grandes estúdios e empresas em geral.

 

dados do relatório de transparência da Google

 

Segundo os dados da própria Google, antes do relatório de transparência da empresa estar disponível para o público em geral, eram recebidos cerca de 35.000 pedidos de remoção de links por dia. Em menos de três meses depois do início da publicação dos resultados, este valor aumento quase 600%, passando para os 210.000 links por dia.

Ao longo dos anos este número tem vindo a aumentar consideravelmente, sendo que em alguns momentos verificou-se mais de 3 milhões de pedidos de remoção de links das pesquisas – todos os dias!

 

Ao longo dos anos, os números de pedidos têm vindo a cair consideravelmente. Em parte isto deve-se também às próprias medidas que a Google começou a implementar, removendo muitos dos conteúdos ilegais até mesmo antes destes serem reportados pelos gestores dos direitos de autor – numa ação preventiva. Esta tarefa tem vindo a ajudar a baixar os números dos pedidos diários, mas ainda assim continuam a ser consideravelmente mais elevados do que os registados antes de 2012.

 

No final, atingir os 5 mil milhões de pedidos para remoção de links era apenas uma questão de tempo até acontecer. A marca pode ser apenas simbólica, mas ao mesmo tempo também revela a grande alteração que a internet tem vindo a receber ao longo do tempo, onde os conteúdos piratas estão consideravelmente mais limitados do que estavam faz apenas alguns anos.







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