Como estava previsto, a Huawei revelou durante o seu evento a nova versão do EMUI 11, a próxima geração do sistema que vai chegar aos dispositivos da marca em breve. E juntamente com esta revelação a empresa deixou também todos os detalhes sobre quais as novidades.
O EMUI 11 ainda não se encontra baseado no Android 11 – ao contrário do que o nome pode dar a indicar – mas possui um conjunto de novas funcionalidades que certamente aproximam o sistema desta versão “base” da Google. Existem novas animações, funcionalidades, recursos e otimizações feitas no sistema como um todo.
Uma das novidades do EMUI 11 encontra-se no foco ao uso de janelas divididas no ecrã, que permitem aos utilizadores terem diferentes apps abertas ao mesmo tempo, processo que agora fica mais simples de realizar.
Existe ainda o novo menu lateral Smart Multi-Window, que pode ser ativado a partir de um gesto da lateral do ecrã e permite aceder a algumas apps rápidas do sistema, como notas ou a galeria, sendo que estas aparecem no topo de todas as outras apps.
O ecrã de bloqueio do dispositivo também recebeu algumas novidades, e para quem tenha o sistema de “Always on” existem agora novas opções para personalizar a aparência deste ecrã, com novos estilos de relógio.
Outro detalhe encontra-se nas próprias animações do sistema, que a Huawei refere ter passado várias horas a analisar como os utilizadores olham para as animações do ecrã, de forma a otimizar as mesmas para serem mais fluidas e distintas de outros sistemas.
A funcionalidade “Multi-screen collaboration 3.0” também se encontra agora disponível, e permite aos utilizadores lançarem até três aplicações do Android no PC diretamente, sobretudo para dispositivos da linha Matebook da empresa. Isto será similar ao que a Samsung e Microsoft aplicam também na parceria com a Microsoft sobre a aplicação “O Seu telefone”, e que permite abrir apps do Android diretamente no PC Windows.
Foram também feitas melhorias a nível da privacidade e do uso de permissões do sistema. Quando uma app agora aceder a recursos como a câmara, microfone ou GPS, os utilizadores poderão verificar rapidamente isso através de um ícone na barra de notificações.
A nova versão do EMUI 11 deverá encontrar-se pré-instalada em todos os dispositivos da Huawei lançados a partir de agora, e deverá chegar brevemente a mais dispositivos de linhas anteriores, nomeadamente aos Huawei P40 e Mate 30 – bem como a uma extensa lista de dispositivos nos próximos meses.
Como a empresa ainda não tinha obtido acesso ao código antecipado do Android 11, que foi recentemente revelado pela Google, esta versão ainda é baseada no Android 10. A atualização para a versão recente do Android deve ocorrer mais tarde.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!