1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11

 

A Microsoft encontra-se a preparar para revelar a nova versão do Windows nos próximos dias, com o evento agendado da empresa para o dia 24. No entanto, começam a surgir pela internet as primeiras imagens do que virá a ser a nova versão do sistema operativo – e que confirma também o nome de “Windows 11”.

 

Durante o dia de hoje, uma build em desenvolvimento da nova versão do sistema operativo foi revelada pela Internet, e deixa alguns detalhes sobre o que poderemos esperar da nova versão. Para começar, a build descreve-se como sendo do Windows 11, confirmando assim que a empresa vai realmente lançar o sistema sobre o novo nome.

 

Windows 11 info

 

Além disso, confirmam-se também grandes mudanças a nível do design, com as janelas de bordas ligeiramente arredondadas e um estilo mais “flat” em todo o design. A barra de ferramentas passa também a colocar todos os ícones na sua parte central, e o botão de “iniciar” parece ter sido removido e colocado diretamente junto dessa barra.

 

barra de ferramentas centro

 

O estilo faz lembrar um pouco o que se encontra no macOS, onde todos os ícones principais do sistema se encontram na parte central do ecrã – e a Microsoft parece ter adotado o mesmo nesta nova build. O design das janelas também foi alterado, sendo agora visível as bordas curvas em todos os ecrãs - estilo que parece ser o grande foco deste novo tema.

 

design windows 11

 

Foram ainda realizadas melhorias nos efeitos gerais do sistema, algo que pode ser visível logo na barra de ferramentas e nos ícones de minimizar as janelas abertas.

 

windows efeitos

 

Para quem tenha várias janelas abertas ao mesmo tempo, e pretenda organizar mais rapidamente as mesmas, existe também um novo modo de organização, que separa as diferentes áreas do ecrã em "zonas". Quando o rato é colocado alguns segundo sobre a opção de Maximizar a janela, as opções surgem automaticamente.

 

organizar janelas

 

As notificações também surgem com pequenas melhorias que se adaptam ao novo design do sistema, com cantos arredondados e efeitos suaves de transição.

 

Notificações windows 11

 

O widget de Noticias e Meteorologia que a Microsoft apresentou recentemente para o Windows 21H1 também se encontra presente, embora tenha sofrido algumas melhorias nesta versão.

 

Windows 11

 

E como não podia deixar de ser, temos ainda o Modo Escuro, que agora recebeu melhorias também na Barra de tarefas, com efeitos mais transparentes - lembra um pouco o design do Vista.

 

Windows 111 modo escuro

 

Mas o mais interessante será que a build surge oficialmente com o nome “Windows 11”, confirmando que a empresa vai realmente deixar de lado o Windows 10 e apresentar uma nova versão completamente nova do sistema – embora exista a possibilidade que os utilizadores possam vir a realizar o upgrade gratuitamente para esta versão.

 

Certamente que mais novidades devem vir a ser reveladas durante as próximas semanas, e iremos estar atentos às mesmas.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech