1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Samsung OneUI 3.0

 

A Samsung confirmou oficialmente que vai começar a disponibilizar a sua nova interface OneUI 3.0 ainda durante este mês. Numa mensagem publicada no blog da Samsung na Malásia, a empresa confirmou oficialmente a chegada da nova interface, bem como de algumas das novidades – o que deixa também a conhecer essas novidades para outros mercados.

 

De acordo com a empresa, a nova OneUI 3.0 será mais simples de usar, conveniente e oferecerá uma maior experiência para os utilizadores do sistema. Além disso, conta também com melhorias que vão facilitar o dia a dia dos utilizadores.

 

Tendo isto em conta, vamos analisar algumas das melhorias que a empresa aplicou na sua nova interface.

 

> Melhorias no Quick Panel

 

O painel de acesso rápido do sistema encontra-se agora mais simples de usar, mas mais poderoso também, com novas funcionalidades.

Os utilizadores podem rapidamente alternar entre diferentes conteúdos de música e vídeo, além de que o sistema de notificações também foi melhorado, para permitir o mais rápido acesso aos conteúdos, e também uma melhor organização.

 

painel de notificações samsung

 

> Otimizações especificas para o Galaxy Z Fold 2

 

A nova interface conta também com melhorias que foram pensadas especificamente para o Galaxy Z Fold 2 – que vai ser um dos dispositivos a receber primeiro a atualização.

Segundo a empresa, a nova versão da OneUI agora permite adaptar mais rapidamente as aplicações para o formato do ecrã que se encontra a ser usado, além de que o realiza de forma mais eficiente e rápida.

 

oneui 3.0 fold

 

> Ecrã de bloqueio dinâmico

 

Outra novidade encontra-se a nível do ecrã de bloqueio do sistema, que agora conta com uma nova opção “dinâmica”. Esta opção permite que o sistema selecione automaticamente imagens de fundo para o ecrã, que vão alterando ao longo do dia.

A empresa refere que irá disponibilizar uma elevada quantidade de imagens de alta qualidade para permitir a cada um personalizar o ecrã conforme pretenda – obviamente, os utilizadores ainda poderão usar as suas próprias imagens, se assim o entenderem.

 

ecrã de bloqueio dinâmico

 

> Novo Design

 

Esta nova versão certamente que vai trazer também melhorias a nível do design, sendo que a empresa refere alguns ajustes nos componentes principais do sistema. A aplicação “Good Lock” da Samsung irá também permitir uma maior personalização do sistema, com suporte para diferentes temas e tweaks em geral.

 

novo design da oneui

 

> Melhorias no multitasking

 

Se é do género de utilizadores que necessita de manter mais do que uma aplicação aberta ao mesmo tempo, a OneUI 3.0 agora vai tornar esse processo consideravelmente mais simples. A empresa refere várias melhorias a nível do suporte a múltiplas aplicações no ecrã, sendo que o sistema encontra-se agora melhor adaptado também para ecrãs de maiores dimensões – a pensar sobretudo nos dispositivos dobráveis da empresa.

 

multitasking oneui 3.0

 

> Pré-visualização em duplicado para a câmara

 

Os utilizadores dos dispositivos dobráveis da empresa também terão uma excelente novidade a nível da câmara, conhecida como “Dual Preview”. Esta permite que, na captura de fotos, tanto o utilizador a capturar a foto como as pessoas do outro lado possam ver exatamente o que está a ser capturado.

Aproveitando o ecrã exterior do dispositivo, este irá apresentar a pré-visualização do conteúdo que está prestes a ser capturado – além de que este sistema também funciona para a captura de selfies. Esta funcionalidade é algo que já se encontra no Galaxy Z Fold 2, mas irá chegar também aos modelos originais da linha.

 

painel da câmara pré-visualização traseira fold

 

> Realidade aumentada em chamadas de vídeo

 

Com o recurso aos emojis da empresa, os utilizadores poderão agora realizar videochamadas usando realidade aumentada, para tornar as conversas um pouco mais interativas. Esta funcionalidade vai chegar a todos os dispositivos compatíveis com o sistema de emojis animados da empresa.

 

emojis chamadas de video

 

Como se pode ver, existem várias novidades previstas para a OneUI 3.0, e certamente muitas mais pequenas alterações que apenas vão ser conhecidas no lançamento. Espera-se que a versão final estável venha a ser disponibilizada para um conjunto limitado de dispositivos no final deste mês, com expansão para mais equipamentos nas semanas seguintes.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech