1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

windows 10 ecrã inicial

 

O Windows 10 veio trazer um conjunto de novidades aos utilizadores, entre as quais se destaca as várias melhorias a nível do sistema de pesquisa do navegador. Agora é mais simples do que nunca realizar uma pesquisa diretamente do ambiente do Windows, e encontrar resultados da web para tal.

 

O problema? Estas pesquisas são feitas no Bing. Não que o motor de pesquisa em si seja um problema, mas pode existir quem não pretenda que todas as pesquisas feitas no Windows 10 sejam também enviadas para os servidores da Microsoft, ou surjam na lista a ocupar espaço desnecessário.

Felizmente as versões mais recentes do Windows permitem agora que os utilizadores desativem esta funcionalidade, embora ainda tenha de modificar o registo para tal.

 

Com uma simples modificação no Registo do Windows poderá desativar por completo a pesquisa do Bing diretamente do Windows 10, e assim evitar que os seus dados sejam enviados para a Microsoft ou que a lista seja ocupada por resultados desnecessários.

Para tal basta seguir os passos:

 

1- Sobre o menu inicial, pesquise por “gpedit.msc”, de forma a aceder ao Editor de políticas de Grupo do Windows.

 

editor de políticas do windows 10

 

2- Aceda a “Configurações do utilizador” > Modelos administrativos > Explorador de Ficheiros

3- Sobre a opção “Desativar a apresentação de entradas de pesquisa recente na caixa de pesquisa do Explorador de Ficheiros”, selecione a opção “Ativado”.

 

desativar pesquisa do Windows

 

Com esta opção ativa, o sistema de pesquisa do Windows vai deixar de apresentar os resultados de pesquisa do Bing quando pesquisar por algum termo. De notar que esta função também remove as pesquisas recentes feitas pelo menu de pesquisa, mas infelizmente não existe forma de contornar este problema sem desativar a mesma.

 

Para os utilizadores que estejam sobre uma versão Home do Windows, a tarefa pode também ser realizada, mas é necessário que as mudanças sejam feitas a nível do registo do Windows.

 

registo do Windows

 

Em “HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Explorer” deve ser criada uma nova chave de registo com o nome “DisableSearchBoxSuggestions” e o valor DWORD de “1”.

 

Se verificar algum problema, pode sempre reverter todas as mudanças para os valores padrão. Portanto não custa experimentar para remover este pequeno “defeito” do sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech