1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Office recolha dados utilizadores

 

Desde que a Microsoft lançou o Windows 10 que a recolha de informação dos utilizadores e sobre como estes usam o sistema tem vindo também a ser cada vez maior. Apesar de isso ser mais evidente sobre o Windows, também se aplica noutros produtos da Microsoft em geral – como é o caso do Office 365.

 

Apesar de existirem muitas formas diferentes de os utilizadores do Windows bloquearem a telemetria do Windows 10, o mesmo não se pode dizer sobre o Office. A suite de produtividade praticamente não possui forma de os utilizadores controlarem o que é enviado para a Microsoft… pelo menos de forma simples de se realizar.

 

O utilizador Aleksandar Milenkoski revelou no Twitter uma forma como se pode desativar a telemetria do Office da Microsoft usando apenas um comando no registo do Windows. Este registo será oficial da Microsoft e usado pela suite de produtividade do Office, mas não se encontra documentado de nenhuma forma pública – motivo pelo qual apenas agora foi descoberta.

 

Para desativar a telemetria do Office 365, deve seguir estes passos:

1- Aceda ao Registo do Windows, pressionando no atalho de teclas WIN + R e escrevendo “regedit”.

 

regedit executar

 

2- Aceda a HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\office\(14, 15 ou 16)\common\clienttelemetry\

2.1- Caso a entrada/pasta não exista, carregue sobre uma área em branco dentro da pasta “common” e escolha Novo > “Chave”, colocando o nome “clienttelemetry”.

 

office telemetria criar chave registo

 

3- Dentro da pasta “clienttelemetry”, crie uma nova Chave de valor DWORD 32 bits com o nome “DisableTelemetry”.

4- Coloque o valor como “1”.

 

registo chave desativar telemetria 1

 

Feito isto apenas necessita de reiniciar o sistema operativo. No final, a chave deverá ser o suficiente para impedir que o Office envie muita da informação de telemetria para a Microsoft.

 

De notar que, como era de esperar, isto não desativa completamente todos os dados enviados pelo Office para a Microsoft – ainda existe informação que, de uma forma ou de outra, vai sempre ser enviada. Porém, será uma medida para quem pretenda desativar uma grande percentagem dos dados que são recolhidos pela Microsoft no uso da suite.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech