O Snapchat é visto como o “berço” de algumas das funcionalidades que hoje damos por garantidas em algumas plataformas, como é o caso das Stories, e muitas vezes não recebe o reconhecimento acabando por ter ideias “retiradas” para outras plataformas.
No entanto, desta vez a própria plataforma parece ter ripostado e contra o TikTok, estando a apostar num novo formato de conteúdos que vai rivalizar diretamente com a rede social de vídeos.
Como acontece na maioria das redes sociais, existem algoritmos que recomendam os melhores conteúdos para os utilizadores com base nos seus gostos e preferências – de forma a incentivar os mesmos a manterem-se o máximo de tempo possível na aplicação e a “gostarem” do máximo de conteúdo possível.
No entanto, o Snapchat encontra-se agora a lançar uma funcionalidade que vai focar-se em fornecer os conteúdos, mas de forma totalmente privada. No novo “Spotlight” da plataforma, os utilizadores não irão ver o número de gostos num determinado conteúdo, nem podem seguir os utilizadores que o criaram.
No entanto, a empresa tem outro incentivo para cativar a criação de conteúdos: dinheiro. Os criadores de conteúdos que criarem um vídeo suficientemente interessante para surgir no Spotlight, poderão ganhar uma parte do investimento dado pela plataforma no projeto – mais de um milhão de dólares que vão ser distribuídos.
De acordo com o portal Axios, a plataforma apenas vai recompensar os criadores que enviem conteúdos originais dos mesmos – portanto não vale enviar conteúdos virais de outras plataformas ou republicar conteúdo que não tenha sido criado de forma original.
Apesar do conceito algo diferente desta funcionalidade, o objetivo da plataforma passa por incentivar os criadores a publicarem novos conteúdos no serviço, invés de optarem por plataformas rivais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!