1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ransomware

 

Numa tentativa de pressionar ainda mais as vitimas de ransomware, alguns grupos de hackers estão agora a contactar empresas que realizem o restauro de dados a partir de backups como forma de exigirem o pagamento.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Arete Incident Response, algumas entidades que foram alvo de ataques de ransomware, e não pagaram o respetivo resgate para recuperar os dados – e invés disso aplicaram backups antigos – estão agora a ser pressionadas pelos grupos que as atacaram através de chamadas telefónicas, com o objetivo de levar ao pagamento para evitar a divulgação das informações.

 

Entre os grupos que parecem estar a realizar esta tática encontram-se os Conti e Ryuk, ainda fortemente ativos no plano do ransomware pela Internet. Os investigadores acreditam que as chamadas são feitas todas a partir do mesmo call center, que é dedicado para este género de operações – e normalmente localizado na Índia.

 

Na grande maioria dos casos, as vitimas são contactadas para pagarem o resgate sobre a “punição” de terem os conteúdos publicados online, ou de meios de imprensa serem contactados para divulgar a história do ataque de ransomware – quando este não é publicamente divulgado pelas empresas, por exemplo.

 

Este género de métodos não é recente, e na realidade tem vindo a ser uma aposta de alguns grupos antigos conhecidos por divulgarem ransomware pela Internet. No entanto, a prática tem vindo a ser cada vez mais usada para criar pressão nas empresas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech