1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em frente de computador

 

Ataques de ransomware podem ter graves consequências para as empresas, não apenas sobre o potencial de roubo de dados, mas também na reputação da empresa. E agora existem alguns grupos de hackers criados apenas com o propósito de realizar ransomware sobre a reputação das empresas.

 

Estes grupos alegam ter realizado ataques de ransomware sobre uma determinada empresa, e onde foram roubados dados sensíveis, apenas para levar as mesmas a acreditarem no caso e a realizarem o pagamento.

 

Segundo revela o portal BleepingComputer, o grupo em questão atua sobre o nome de "Midnight", e terá começado as suas atividades em 16 de Março. O mesmo não leva a cabo qualquer ataque de ransomware, mas alega ter dados sensíveis sobre as empresas, e que vai divulgar os mesmos caso o pagamento não seja realizado.

 

Em alguns casos, estes grupos alegam ser de outros grupos reconhecidos de ransomware, para darem mais legitimidade. A maioria das notificações são deixadas via email, com ameaças sobre o potencial de roubo de dados – que não ocorreram na realidade.

 

Além de alegarem terem realizado o roubo de dados sensíveis das empresas, este grupo também ameaça com a realização de ataques DDoS contra as entidades caso os pagamentos não sejam realizados. Em alguns casos estes ataques são realmente realizados, mas ocorrem com menor impacto do que o verificado no roubo de dados diretamente de um ataque ransomware.

 

Até ao momento desconhece-se o número de vitimas que foram alvo deste género de ataques, mas acredita-se que pode ser uma tendência a aumentar nos próximos tempos, e que pode levar algumas empresas a acreditarem terem sido alvo de ataques quando, na realidade, não o foram.

 

É importante relembrar também que este género de esquemas não é propriamente novo. Existem casos reportados de falsos ataques de ransomware faz anos, que muitas vezes pretendem ser exatamente dedicados a enganar as empresas fazendo-as acreditar que foram alvo de ataques.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech