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ransomware hackers

 

Um novo grupo responsável por ataques de ransomware no mercado encontra-se a usar uma nova técnica para pressionar as vitimas a pagarem para recuperar os seus dados, e evitarem ter os mesmos expostos publicamente.

 

Os responsáveis pelo ransomware “Ragnar Locker” começaram a realizar recentemente uma nova técnica para tentar obrigar as vitimas a pagarem os resgates dos seus dados, utilizando para tal o sistema de publicidade do Facebook para criar pressão nas empresas.

 

Utilizando contas comprometidas do Facebook, os responsáveis por este ransomware começaram a criar campanhas de publicidade na plataforma para informar os seguidores das empresas afetadas para o ataque, e possível roubo de dados que foi realizado.

Neste exemplo encontra-se um recente ataque feito sobre a empresa Campari Group, que foi alvo do ransomware e onde cerca de 2TB de informação dos sistemas da empresa foram enviados para os criminosos antes dos ficheiros terem sido encriptados.

 

exemplo de campanha maliciosa facebook

 

Para recuperarem acesso aos ficheiros e evitarem a exposição pública dos mesmos, os atacantes estão a exigir o pagamento de quase 15 milhões de dólares à empresa. No entanto, para difundir ainda mais o ataque, os criminosos criaram várias campanhas no Facebook para direcionar anúncios a seguidores da página da empresa afetada, com o objetivo de os informarem que a mesma tinha sido alvo de um ataque de ransomware.

 

O objetivo, no final, passa por aumentar a exposição do ataque a mais entidade e levar as empresas a ficarem mais pressionadas para fazerem o pagamento exigido, de forma a evitarem ter os seus dados publicamente acessíveis na internet.







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