1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ransomware

 

Ataques de ransomware são bastante destrutivos, e considerados por muitos como um dos ataques mais danosos de malware na atualidade. Um sistema infetado por ransomware pode levar ao bloqueio dos ficheiros armazenados no mesmo, impedindo que os utilizadores possam aceder a documentos, imagens, vídeos e vários conteúdos importantes.

Para reaver o acesso aos dados encriptados, os utilizadores necessitam muitas vezes de pagar aos atacantes para que voltem a ganhar acesso aos conteúdos, apesar de isso nem sempre ser realizado – afinal, nada impede que um utilizador malicioso receba o pagamento mas não forneça a chave para desbloqueio dos ficheiros.

 

Nestas situações, empresas de recuperação de dados podem ser uma salvação, e muitas garantem conseguir recuperar os dados bloqueados, com recursos a software especifico de desencriptação.

No entanto, de acordo com uma recente investigação do portal The Guardian, algumas empresas estão simplesmente a pagar aos criadores do ransomware para obterem novamente acesso aos dados dos utilizadores, sendo depois cobrado um valor extra pelo trabalho realizado.

 

É importante sublinhar que existem no mercado empresas que facilitam exatamente essa tarefa, destinadas sobretudo aos utilizadores e entidades que não pretendam facultar informações pessoais a criminosos. Estas entidades, na maioria dos casos, facilitam a tarefa de recuperação dos dados e pagamentos.

 

No entanto, existem outras que prometem recuperar os dados com recurso a software dedicado, e que muitas vezes são apenas as próprias entidades a realizarem o pagamento escondido aos criadores de um ransomware, aplicando depois um custo adicional para os clientes.

 

A melhor forma de evitar estas situações ainda continua a ser manter um sistema com proteções ativas e atualizadas, bem como ter atenção aos conteúdos acedidos e descarregados a partir da internet. Na maioria dos casos, um malware instala-se no sistema por falha do próprio utilizador, ou descuido na utilização da internet.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech