1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Codigo QR malicioso

 

Da próxima vez que for realizar o pagamento num parquímetro, tenha cuidado com códigos QR que possam surgir próximo do mesmo. Este é um esquema que tem vindo a propagar-se em força nos EUA, e em cada vez mais cidades.

 

Segundo as autoridades de Austin, Houston e San António, estão a aumentar os casos de utilizadores que reportam terem sido enganados devido a códigos QR nos terminais de pagamento de parquímetros.

 

Na maioria dos casos o esquema começa quando as vítimas vão tentar pagar nos parquímetros, onde se encontra um código QR que indica que se deve aceder ao mesmo para realizar o pagamento. Este código redireciona as vítimas para um falso site de pagamento, onde são requeridas informações para o pagamento ser realizado – incluindo dados de cartão de crédito ou outros métodos de pagamento adicionais.

 

As autoridades de Austin revelam já ter descoberto mais de 29 terminais de pagamento que teriam estes códigos QR anexados aos mesmos, mas o número exato de vítimas ainda é desconhecido – se é que existe. O site que anteriormente estava a ser usado para o esquema encontra-se atualmente desativado.

 

Este género de esquema pode tornar-se uma nova tendência para fraudes, tendo em conta que existem cada vez mais métodos alternativos de pagamento para este género de sistemas. Como tal, um utilizador desatento que veja uma forma de pagamento pelo seu smartphone pode ser enganado a aceder a falsos sites para essa tarefa.

De momento o esquema ainda não foi verificado em outros países.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech