1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

código QR

 

Apesar de a moda dos códigos QR estar um pouco mais calma nos dias de hoje, ainda assim é possível que muitos utilizadores tenham a necessidade de analisar estes códigos de forma regular. A maioria das aplicações de câmara dos smartphones não permitem converter códigos QR, o que exige utilizar uma aplicação externa para tal.

 

Hoje iremos indicar três das melhores opções para esta tarefa, que permitem, de forma simples e rápida, aceder aos conteúdos atrás de códigos QR.

 

> Barcode Scanner

 

Esta é uma das aplicações de leitura de códigos QR mais utilizadas no mercado, tendo sido também uma das primeiras a ficar disponível para o grande publico na altura que os QR code começaram a ser mais utilizados.

 

barcode scanner

 

A aplicação possui uma interface simples de utilizar e limpa, sem grandes publicidades, e permite fazer o que promete: ler códigos QR. Basta apontar e está pronto a ler estes códigos. A aplicação permite ainda a leitura de outros formatos de códigos especiais, como os códigos de barras, Data Matrix, entre outros.

 

> Kaspersky QR Scanner

 

Este leitor de códigos QR mantêm o mesmo funcionamento dos anteriores, mas conta com a adição de fornecer uma camada adicional de segurança para os utilizadores.Além de permitir a leitura de códigos QR, a solução da Kaspersky tenta também analisar o conteúdo destes códigos para evitar que os utilizadores possam ser redireccionados para atividades maliciosas.

 

qr code kaspersky

 

Por exemplo, se for analisado o código QR de um website, a aplicação tenta analisar se o mesmo possui algum conteúdo malicioso ou é relacionado com esquemas de scam ou phishing.

 

> Twitter

 

Pode não ser uma das funcionalidades mais conhecidas, mas o Twitter também possui um leitor de códigos QR integrado na sua interface. Se é utilizador desta rede social e não pretende estar a instalar uma aplicação extra no seu equipamento, possivelmente pode aproveitar a mesma para ler também códigos QR.

 

A funcionalidade pode ser acedida a partir do menu da aplicação – carregando no avatar da sua conta. Na parte inferior do menu deverá verificar um pequeno ícone de Código QR, que uma vez acedido deve apresentar o código QR que redirecciona automaticamente para o seu perfil (algo também útil por si só).

 

icone app twitter

 

Se quiser ler um código QR externo, basta carregar novamente no ícone do Código QR, sendo que  aplicação da câmara deverá ser aberta para permitir a leitura do mesmo.

 

Código QR Twitter

 

Uma forma simples e rápida de verificar códigos QR, sem ser necessário instalar uma aplicação externa e sobre uma app que provavelmente já utiliza no dia a dia.

 

Em alguns smartphones a aplicação de câmara nativa também poderá contar com a capacidade de ler códigos QR automaticamente, ou fornecer uma opção para tal. Por exemplo, a aplicação do Google Lens permite a leitura destes códigos diretamente da sua app, ou a aplicação nativa de câmara na maioria dos dispositivos da Huawei. 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech