1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple M1 macbook

 

Desde que a Apple revelou os seus novos sistemas com o chip M1, alguns utilizadores mais curiosos tem vindo a tentar instalar o Windows na plataforma para avaliar o desempenho final do sistema.

 

Nas últimas semanas temos visto vários casos de sucesso na instalação de uma versão do Windows 10 ARM em sistemas da Apple com o chip M1. Mas o mais interessante destes testes será que o desempenho dos sistemas é superior ao próprio hardware que a Microsoft fornece para o seu sistema.

 

O Surface Pro X será uma das comparações diretas, e de acordo com os benchmarks que tem vindo a ser realizados, o desempenho do Windows é consideravelmente superior no hardware da Apple em comparação com o hardware fornecido pela própria Microsoft.

 

Num teste feito sobre a aplicação Geekbench, o Apple M1 obteve uma pontuação cerca de 2000 pontos superiores ao obtido no Surface Pro X. O Apple Mac mini com o chip M1 e o Windows 10 ARM obteve um total de 5450 pontos, enquanto que o Surface Pro X obteve “apenas” 3113 pontos nos testes multi-core.

 

exemplo de teste em ambos os sistemas

 

O mais interessante destes testes será o facto que os mesmos são realizados sobre um ambiente de virtualização, já que a Microsoft não suporta oficialmente a instalação do Windows 10 ARM em sistemas da Apple. Por norma, o sistema de virtualização leva a uma ligeira perda de desempenho, que mesmo nesta situação não será algo que se note drasticamente.

 

A Qualcomm, que fornece os chips Snapdragon para o Surface Pro X, também tem vindo a reagir a estes testes, referindo que os futuros processadores da empresa vão aumentar drasticamente o desempenho que os utilizadores esperam para os seus sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech