1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome logo

 

A Google começou oficialmente a disponibilizar a nova versão do Google Chrome 88 Beta, que se destaca por ser a primeira versão a contar com o “temido” Manifest V3, o qual vai prejudicar drasticamente o funcionamento de certos bloqueados de publicidade no navegador.

 

Para quem se recorda, o Manifest V3 trata-se de uma alteração na API do Chrome, que entre as mudanças realiza limitações a nível da funcionalidade “webRequest”, usada por muitos bloqueados de publicidade para obter e bloquear ligações feitas a sites de publicidade – com base nos filtros que estejam criados.

 

O Manifest V3 vai limitar consideravelmente o uso desta funcionalidade, passando a limitar o número de pedidos que podem ser bloqueados para valores consideravelmente inferiores, e que vão ter impacto no uso de praticamente todos os bloqueados de publicidade.

 

A nova versão começou a ser testada com o Chrome 80 Canary em Novembro de 2019, mas encontra-se agora a passar também para a versão Beta do navegador, antes de chegar à versão estável para todos os utilizadores.

 

Para já, apenas o Chrome está previsto de vir a receber o Manifest V3 como opção principal, sendo que todos os outros navegadores baseados em Chromium principais no mercado já deixaram claro que vão continuar a suportar o Manifest V2 durante o máximo de tempo possível.

 

No entanto, certamente que esta alteração vai causar algum impacto, nomeadamente no funcionamento de algumas extensões de bloqueio de publicidade, que poderão agora ficar consideravelmente mais limitadas. E apesar de outros navegadores baseados em Chromium não implementarem de imediato a mudança, no final espera-se que a alteração venha a ser aplicada num formato mais abrangente – quando isso vai acontecer é que ainda não se sabe,

 

Para já, a Google vai começar a aceitar apenas novas extensões na Chrome Web Store que estejam produzidas sobre o formato do Manifest V3, a partir de Janeiro de 2021. O mesmo se aplica também a extensões que sejam atualizadas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech