1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chrome Google seguro

 

Os utilizadores do Google Chrome possuem várias formas de aceder a um determinado website na Internet. Um deles passa por usar a barra de endereços do navegador para aceder diretamente ao site que estão a tentar visitar.

 

Quando o utilizador escreve um domínio no navegador, como é o caso de “tugatech.com.pt”, sem qualquer referência ao protocolo HTTP, o navegador carrega automaticamente o site em formato seguro – HTTPS. No entanto, este não é o primeiro pedido que o navegador faz.

Quando nenhum protocolo é colocado, o Chrome assume primeiro o pedido através do método HTTP – o que faz sentido, tendo em conta que a internet foi durante muitos anos adaptada para usar este formato de acesso. Cabe depois aos websites redirecionarem para o formato HTTPS caso assim o pretendam – o que a maioria faz.

 

No entanto, este pequeno passo pode levar a atrasos no carregamento de determinados conteúdos, e é exatamente por isso que a Google se encontra a projetar alterar o pedido padrão feito pelo navegador para a versão HTTPS invés da HTTP. Desta forma o acesso é feito imediatamente ao formato seguro dos sites, evitando o tempo de redirecionamento.

 

Caso os sites que os utilizadores visitem não tenha acesso HTTPS, então o navegador tenta aceder no formato HTTP automaticamente. A funcionalidade encontra-se atualmente integrada sobre o Chromium, pelo que é possível que o mesmo procedimento venha a ser adotado em qualquer outro navegador que tenha como base o uso do Chromium – como é o caso do Vivaldi, Brave, Edge, entre outros.

 

A Google não revelou exatamente o desempenho que poderá ser sentido com esta mudança, mas na Internet qualquer milésima de segundo conta, e mesmo que seja algo praticamente indetetável para os utilizadores, é sempre benéfico no final.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech