A instalação de atualizações no Windows é sempre um processo algo penoso, sobretudo pelo tempo que estas demoram. Existem alguns utilizadores que optam por esperar que as atualizações sejam completamente instaladas, antes de voltarem a usar o sistema.
Uma das formas de acompanhar o progresso da instalação é olhar para a janela do Windows Update, nas Definições do sistema. Isto permite acompanhar como se encontra o progresso de instalação das atualizações.
Mas, na realidade, essa tarefa pode estar a tornar as atualizações ainda mais lentas. De acordo com o utilizador Albacore da X, manter as Definições do Windows abertas durante a tarefa de atualização pode acabar por tornar o processo ligeiramente mais lento.
Segundo o mesmo, o Windows necessita de processar a informação apresentada na janela das Definições, e essa tarefa pode acabar por consumir ciclos preciosos do processador, que de outra forma estariam a ser usados para instalar efetivamente a atualização.
Portanto, a simples tarefa de fechar a janela das Definições pode ser o suficiente para fazer com que as atualizações sejam instaladas mais rapidamente. No entanto, para a maioria dos utilizadores, isso fará diferença?
A realidade é que os ciclos ocupados não possuem grande impacto para os processadores mais recentes. Na prática, fechar a janela em sistemas relativamente modernos pode levar apenas a alguns segundos mais rápidos – se tanto – na instalação.
No entanto, para quem tenha sistemas mais antigos, e com processadores mais lentos, a tarefa pode acabar por ser vantajosa, tornando todo o processo mais rápido e eficiente. Portanto, se tiver um sistema algo antigo, invés de ficar sentado a olhar para as Definições, tente fechar a janela – o processador agradece.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!