Em tempos, instalar o Windows não era o equivalente a ter de passar uma boa parte do tempo a remover programas inúteis no sistema. Com a chegada do Windows 8, e dai em diante, praticamente todas as instalações do Windows passaram a contar com bloatware e uma infinidade de apps instaladas logo à partida.
A grande maioria desnecessária, acabam por ficar a consumir espaço no disco e recursos, muitas vezes sem que os utilizadores verdadeiramente as usem. No entanto, existe um truque escondido no processo de instalação do Windows – até mesmo nas versões mais recentes do Windows 11 – que permite evitar esse problema.
Os utilizadores que costumem instalar o Windows devem estar habituados a passar pelo processo de instalação inicial. Num dos passos, é necessário escolher qual o idioma a instalar, bem como as configurações da hora e data e do teclado. E é aqui que se encontra o “truque”.
Se no momento da instalação do Windows, sobre a opção do Formato de hora e moeda, escolher a opção “Inglês (Mundo)”, vai estar a instalar uma versão do Windows completamente “limpa”. Com isto, dizemos uma instalação que está completamente livre de qualquer bloatware da Microsoft.
Por alguma razão, ao selecionar a opção, o Windows é instalado sem qualquer aplicação de terceiros, quase como uma instalação o mais limpa possível.
Depois de a instalação do Windows ser concluída, é sempre possível alterar o formato regional do tempo a partir das Definições do sistema.
Esta dica pode ser útil para quem tenha de reinstalar rapidamente o Windows, ou simplesmente para quem pretenda que o sistema fique o mais “leve” possível, sem trabalha secundária que teria de ser manualmente removida mais tarde.
Obrigado ao @ThioJoe pela dica no X.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!