Foi recentemente descoberto um novo malware para dispositivos Android que pode permitir aos atacantes terem controlo praticamente completo sobre os dispositivos infetados.
Apelidado de Rogue, este malware encontra-se à venda em diversos sites da dark web, permitindo aos atacantes infetarem dispositivos Android e terem praticamente total controlo sobre os mesmos.
Uma vez instalado no sistema, o malware passa a conseguir recolher os dados introduzidos em qualquer aplicação, bem como monitorizar em tempo real o GPS, o ecrã e até mesmo usar a câmara para captar fotos sem que o utilizador se aperceba. É também capaz de registar o áudio das chamadas realizadas no equipamento, tudo processos que são feitos em segundo plano e sem que o utilizador note qualquer comportamento anormal do sistema.
De acordo com os investigadores da empresa de segurança Check Point, o malware é uma combinação dos já conhecidos Cosmos e Hawkshaw. No entanto, a diferença encontra-se no facto que pode realizar um conjunto mais alargado de ações sobre os sistemas infetados, e tudo sem deixar qualquer rasto.
A única suspeita inicial do malware será o facto deste se propagar em aplicações que requerem um conjunto alargado de permissões no sistema, mais do que seria “normal” de encontrar na maioria dos casos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!