1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 12

 

Atualmente o Android 12 encontra-se disponível em formato beta para os utilizadores interessados em testar o mesmo. E com a chegada da última versão Beta 4, a Google revelou também algumas das novidades que se esperam para a versão final.

 

Esta nova versão Beta encontra-se muito próxima do que a Google vai revelar para a versão final, e, portanto, deixa uma ideia do que esperar da mesma.

Apesar de uma grande parte das alterações nesta versão ser focada em estabilidade e desempenho, existe uma novidade para quem use o sistema de acessibilidade. A nova função pode ajudar consideravelmente quem tenha algumas dificuldades motoras em usar os seus dispositivos.

 

De acordo com o portal XDA Developers, a nova versão do Android conta agora com uma nova função de controlo do sistema por expressões faciais. Basicamente, esta nova funcionalidade iria permitir controlar diferentes partes do sistema usando apenas expressões do rosto.

 

A função ainda não se encontra disponível “oficialmente”, mas os utilizadores interessados podem instalar a versão mais recente da app de definições de acessibilidade do sistema para usarem a mesma.

 

novas opções de acessibilidade no Android 12

 

Expressões como sorrir, abrir a boca, olhar para um determinado lado ou levantar as sobrancelhas podem ser refletidos em ações no sistema para os mais variados pontos. Todas as ações podem ser personalizadas pelos utilizadores de forma individual.

Os utilizadores possuem ainda a capacidade de alterar a sensibilidade da função, evitando assim que possam ser feitas ativações acidentais do mesmo.

 

Obviamente, para usar esta funcionalidade, é usada a câmara frontal do dispositivo, que recolhe o rosto dos utilizadores e processa a respetiva ação no sistema. No final, esta função pode ajudar a melhorar consideravelmente a acessibilidade do sistema para quem tenha uma mobilidade mais reduzida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech