1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook fire

 

No início de 2020, uma falha foi descoberta no Facebook que permitia recolher os números de telefone associados com qualquer conta do Facebook. Com isto, qualquer utilizador que tinha o seu número de telefone associado com o Facebook poderia ser facilmente alvo da recolha abusiva dessa informação – com o número de telefone a ficar publicamente disponível.

 

Os relatos iniciais apontavam que mais de 533 milhões de utilizadores poderiam ter sido afetados pela falha, sendo que vários portais na Dark Web contavam com bases de dados à venda que tinham sido criadas com a exploração desta falha.

No entanto, o caso agora torna-se consideravelmente mais grave, conforme foi relatado pelo utilizador do Twitter “UnderTheBreach”. Segundo o mesmo, alguém terá criado um bot no Telegram que, aproveitando as bases de dados que foram criadas pela falha, é capaz de descobrir o número de telefone de qualquer utilizador do Facebook.

 

bot telegram números de telefone

 

O bot, que ainda se encontra disponível, permite que os utilizadores paguem uma pequena quantia para obterem “créditos”, os quais podem depois ser usados para pesquisar o número de telefone de qualquer perfil do Facebook – ou pelo menos dos que tenham sido afetados pela falha da plataforma e estejam disponíveis nas bases de dados criadas.

 

Como será de esperar, isto possui um grave impacto a nível da privacidade dos utilizadores. Com apenas o ID da conta de um utilizador do Facebook é possível aceder rapidamente aos dados do seu número de telefone – que podem posteriormente ser usados para os mais variados fins.

 

É importante relembrar que a falha do Facebook foi, entretanto, corrigida, mas não sem antes que as bases de dados tenham sido criadas e estejam a ser partilhadas por portais “obscuros” da dark web. Em Portugal estima-se que estas bases de dados contenham os números de quase 2.277.361 utilizadores diferentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech