A extensão The Great Suspender para o Google Chrome é uma excelente opção para quem tenha a tendência de manter várias abas abertas ao mesmo tempo. Esta permitia aos utilizadores colocarem as abas em “suspenso” quando não se encontrassem a ser usadas durante algum tempo – permitindo reduzir o uso da RAM do navegador.
No entanto, esta extensão foi hoje removida da Chrome Web Store, por alegadamente conter malware usado para roubar dados dos utilizadores.
O ano passado, Dean Oemcke, criador original da extensão, revelou que iria vender a mesma a uma entidade desconhecida, deixando de fazer parte do desenvolvimento direto da mesma. No entanto, a extensão começou a apresentar alguns problemas com a chegada da versão 7.1.8,a primeira lançada depois da venda ter sido realizada.
Em janeiro deste ano tínhamos alertado aqui no TugaTech para a atividade suspeita da extensão, depois de alterações na mesma terem sido implementadas de forma suspeita e sem serem comunicadas no Github público da mesma. No entanto, esta ainda se manteve na Chrome Web Store, até hoje.
A Google decidiu hoje remover a extensão da Chrome Web Store, alegando que a mesma continha malware – o qual aparenta ter sido introduzido em recentes atualizações. Deixando de se encontrar disponível na Chrome Web Store, esta extensão fica também inacessível para os utilizadores que tenham a mesma nos seus navegadores – onde agora o Chrome irá remover automaticamente a mesma.
Apesar de o futuro ser incerto relativamente a esta extensão, pouco depois da venda ter sido anunciada a comunidade de programadores e apoiantes da mesma uniu-se para criar uma versão alternativa, que se encontra livre de malware e é mantida atualizada – a The Marvellous Suspender, a qual ainda se encontra disponível na Chrome Web Store.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!