Quando a AMD revelou as suas placas Radeon RX 6900, RX 6800 XT e RX 6800, uma das novidades da empresa para o mercado seria a tecnologia conhecida como SMA, ou Smart Access Memory. Esta tecnologia permite aos processadores terem a capacidade de aceder à totalidade da VRAM da gráfica, o que em teoria deverá fornecer um melhor desempenho em jogos.
A empresa hoje realizou mais um evento para revelar mais algumas novidades, nomeadamente a nova RX 6700 XT, e também algumas novidades para quem pretenda aproveitar a SMA em sistemas mais antigos.
De acordo com a empresa, o suporte a SMA irá ser alargado para todos os processadores da linha Ryzen 3000, garantindo assim que até estes poderão tirar total proveito da tecnologia. No entanto, ainda é necessário ter uma motherboard com chipset B550 ou X570 para suportar a tecnologia – e os processadores 3400G e 3200G não serão suportados.
Infelizmente isto deixa de lado quem tenha um sistema baseado nos mais populares B450 e X470, que ainda são focados para uma grande parte do público que procura uma solução mais económica.
Obviamente, a par com os processadores, ainda é necessário que a gráfica também suporte a tecnologia, o que até agora encontra-se implementado sobretudo nas gráficas da linha Radeon 6000 – e que estão a ser consideravelmente difíceis de encontrar à venda.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!