1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Dell logo cortado

 

Se utiliza computadores da marca Dell, existe uma forte possibilidade de o seu sistema estar afetado por uma recente vulnerabilidade.

 

Foram descobertas um conjunto de vulnerabilidades sobre drivers usadas em sistemas fabricados pela Dell nos últimos 12 anos, e que podem permitir comprometer os sistemas e dados dos utilizadores se exploradas. Estima-se que estas drivers se encontrem em milhares de sistemas em todo o mundo, desde computadores fixos, portáteis e tablets, que receberam a driver via atualizações da BIOS.

 

A falha foi inicialmente descoberta pelo investigador de segurança Kasif Dekel, e encontra-se relacionada com o “DBUtil”, uma driver normalmente usada durante o processo de atualização da BIOS dos sistemas.

Esta driver é usada durante o carregamento do processo de atualização da BIOS, e normalmente deveria deixar de se encontrar no sistema depois da atualização ser terminada com sucesso. No entanto, o investigador revelou ter descoberto que esta driver pode ser usada para obter permissões administrativas no sistema operativo.

 

 

A falha não é considerada como grave uma vez que exige que o sistema tenha sido comprometido no passado para que possa ser explorada, no entanto ainda assim pode afetar uma vasta linha de produtos da Dell.

A empresa já confirmou que se encontra a preparar uma correção para a mesma, mas segundo o investigador a mesma ainda não terá sido disponibilizada para os sistemas afetados. Além disso, tendo em conta que a falha encontra-se presente em todos os sistemas Dell lançados nos últimos anos, podem existir computadores que não vão receber esta atualização.

 

Além disso, apesar de a falha estar presente faz bastante tempo na driver em questão, o investigador acredita que não existem indícios que a mesma tenha sido usada para fins maliciosos no passado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech