1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Twitter logo

 

Durante esta semana o Twitter começou a testar a sua nova funcionalidade de doações para perfis, que permite aos utilizadores aceitarem doações de outros utilizadores na plataforma. Este sistema usa meios de pagamento externos para aceitar os pagamentos – nomeadamente o PayPal, Patreon, Cashapp, entre outros.

 

A funcionalidade ainda se encontra em fase de testes, e para já apenas disponível para um pequeno conjunto de utilizadores. O Twitter também afirma que os pagamentos são feitos diretamente nas plataformas finais, e não por intermédio da rede social – deixando assim de lado qualquer comissão para a mesma.

 

No entanto, pouco depois de a funcionalidade começar a ser fornecida, alguns utilizadores começaram também a relatar que esta encontra-se a fornecer mais informação do que devia para os utilizadores que vão receber as doações.

Para quem use o método de pagamento via PayPal, este encontra-se a enviar para o destinatário das doações também a morada dos doadores, supondo que a mesma se encontra associada com a conta.

 

envio de morada na doação do twitter

 

Em parte, esta “falha” não acontece diretamente pelo Twitter. Uma vez que o PayPal contabiliza a “doação” como um pagamento feito online a outro utilizador, os dados de envio – onde se inclui o nome completo e morada – são enviados também nessa mesma transação. Isto permite que a outra parte possa ter acesso a esses dados.

 

É possível selecionar a opção no PayPal para não enviar esse endereço quando a doação for feita pelo Twitter, no entanto esta será uma configuração que se necessita de aplicar em todos os pagamentos – já que é padrão da plataforma enviar esses dados.

 

No entanto, os problemas com este sistema não se encontram apenas neste ponto. Existe ainda a preocupação que o sistema de doações possa vir a ser usado para casos de abusos, onde quem doar pode imediatamente enviar um pedido de disputa para o pagamento realizado – e o recetor dessa doação, além de não receber o dinheiro, ainda necessita de pagar as taxas associadas com a disputa em si e outras taxas de processamento.

Ou seja, invés de receber dinheiro, a pessoa pode ter por acabar de pagar para manter a sua conta em bom estado no PayPal.

 

Isto abre portas para que o sistema possa ser usado para casos de abuso contra criadores que tenham a funcionalidade ativa. Teoricamente, um utilizador poderia começar a realizar várias doações, passando imediatamente para reembolsos, e cobrando um volume considerável de taxas ao destinatário dessas doações.

 

De notar que o sistema de doações do Twitter ainda se encontra em testes, e para já apenas um pequeno conjunto de utilizadores possuem acesso ao mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech