1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Digidog

 

As autoridades de Nova Iorque, nos EUA, encontram-se a testar a possibilidade de integrar o Digidog, da Boston Dynamics, para determinadas ações perigosas para os seres humanos. Este robot encontra-se a ser usado em determinadas situações de perigo, e pretende ser uma ferramenta para as autoridades poderem responder mais facilmente a determinados casos.

 

No entanto, algumas partes apontam que o mesmo também levanta algumas questões a nível da privacidade dos cidadãos e como estes podem ser usados como ferramentas de vigilância agressiva.

 

De acordo com o portal New York Times, as autoridades já usaram com sucesso o Digidog em várias situações no terreno, sendo o exemplo mais recente um caso de sequestro numa residência nos arredores de Bronx. Dois homens estiveram durante várias horas a torturar um homem no seu apartamento, depois de terem obtido acesso ao mesmo alegando serem canalizadores.

As autoridades, derivado do perigo e incerteza, decidiram usar o Digidog para realizar a comunicação com os suspeitos e avaliar também a zona em segurança.

 

Apesar de este caso em particular ter terminado com algum sucesso para as forças de segurança, várias entidades encontram-se agora a levantar questões sobre o uso de robots para determinadas situações por parte das forças de segurança.

 

A democrata Alexandria Ocasio-Cortez deixou uma mensagem no Twitter a sublinhar os riscos de privacidade no uso deste género de sistemas por parte das autoridades. Esta ideia foi também partilhada pelo analista da American Civil Liberties Union, Jay Stanley, que classifica o robot como uma ferramenta de vigilância e que possui implicações a nível da privacidade e capacidade de resposta em diferentes ações.

 

No final, este género de robots podem ter bastante utilidade para as autoridades, pois permitem realizar ações que, de outra forma, poderiam ser um sério risco para a segurança e até mesmo a vida dos agentes da autoridade. Um dos pontos a favor encontra-se no facto que estes robots podem mesmo aceder a locais onde o ser humano normalmente não poderia entrar – ou onde seria demasiado arriscado.

 

Este pode também ser um útil meio de comunicação e interação com os possíveis suspeitos em diversas situações, sendo que existem casos no passado onde robots foram usados para tentar desmotivar situações de perigo ou de risco.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech