1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware Android chrome

 

Se descarrega aplicações para Android fora da Google Play Store, tenha cuidado com um novo malware que tem vindo a propagar-se em força nas últimas semanas, e que se faz passar como sendo o Chrome.

 

Os investigadores da empresa de segurança Pradeo revelaram ter descoberto um novo malware que se faz passar como sendo o Google Chrome, focado em infetar dispositivos Android.

O método de instalação pode variar, mas na maioria das vezes ocorre quando a vítima descarrega apps de fontes não seguras ou acede a sites maliciosos enviados em mensagens de phishing ou spam. A aplicação faz-se passar pelo navegador do Chrome para Android – ou uma atualização para o mesmo.

 

No entanto, uma vez instalado no sistema, este procede com a recolha de dados pessoais e apresentação de outros esquemas, que podem levar o utilizador a introduzir dados de pagamento em sites maliciosos.

 

Além disso, para tentar replicar-se, o malware procede ao envio de SMSs em nome das vítimas para todos os seus contactos. De forma a evitar a deteção, o envio das mensagens é feito em segundo plano, sem qualquer notificação para as vítimas, e em períodos regulares.

Algumas vítimas podem ter mais de 2000 SMS enviados em apenas um dia – o que além de levar ao envio de mensagens maliciosas para potencialmente outras vítimas, também acarreta custos para quem não tenha um volume elevado de mensagens gratuitas.

 

O malware permanece instalado no sistema ocultando a sua atividade como sendo uma app do Google Chrome – quando o utilizador acede às Definições para verificar as apps instaladas, o malware encontra-se apenas listado como um falso Chrome no sistema.

 

Não será demais relembrar que nunca se deve carregar em links suspeitos ou recebidos de fontes desconhecidas, bem como deve-se evitar a prática de instalar aplicações de fontes não reconhecidas para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech