1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD processador com socket lga

 

Até agora, praticamente todos os processadores da AMD no mercado adotaram uma arquitetura em PGA – os conhecidos “pinos” que se encontram no processador – invés da arquitetura LGA – que é similar ao que a Intel aplica nos seus modelos, onde o processador não tem diretamente pinos e sim a motherboard.

 

As duas arquiteturas, no final, não possuem grandes diferenças para além do formato físico, mas tornou-se praticamente a “cara” seja da AMD ou da Intel em cada um dos seus processadores. Também não existe nada que impeça uma ou outra empresa de usar uma arquitetura diferente.

 

Tendo isto em conta, existem agora rumores de que a AMD pode estar a preparar-se para mudanças com a sua nova geração de processadores AMD AM5. Um leaker no Twitter revelou que a nova geração de processadores da AMD Zen4 Genoa (linha EPYC) poderão vir a contar com o socket LGA1718.

Com isto, os pinos que normalmente se encontram no processador passariam a estar diretamente na motherboard. Além disso, o leaker “ExecuFix” também afirma que a nova geração dos processadores deverá contar com suporte para memórias DDR5 em dual-channel, bem como suporte a PCI-e 4.0 (nada de 5.0 por enquanto).

 

leak sobre futuros processadores da AMD

 

É importante notar também que, por enquanto, ainda se desconhece quando a AMD pretende começar a lançar estes chips no mercado, ou até quando irão surgir as primeiras motherboards que venham a ser compatíveis com os processadores. É possível que as motherboards venham a surgir com os chipsets da série 600, ou seja, sucessores do X570 e X570S – no entanto, os primeiros modelos no mercado devem ainda contar com o socket AM4, e como tal não serão compatíveis com estes novos Zen4.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech