1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Oppo find x3 pro

 

A Oppo é uma das empresas que tem vindo a crescer consideravelmente no mercado durante os últimos tempos. Apesar de ter começado como uma alternativa relativamente relacionada com a OnePlus, tem vindo a demarcar-se desta com excelentes produtos.

 

E a comprovar isso mesmo encontra-se o mais recente dispositivo da empresa: o Find X3 Pro. Este novo smartphone da Oppo pretende ser o pico da empresa em criar um smartphone de excelente qualidade, capaz de combater com os “pesos pesados” no mercado.

 

O Find X3 Pro conta com um design que se demarca logo à partida. A estrutura traseira possui um tom espelhado, que apesar de ser um atrativo para as tradicionais “marcas” dos dedos, acaba por criar um excelente efeito visual. Efeito esse que combina com o modulo da câmara: que temos de dizer ficamos impressionados pelo efeito criado.

 

oppo find x3 pro

 

Ao contrário da maioria dos smartphones no mercado, que possuem os seus módulos das câmaras em destaque e relativamente diferentes da estrutura restante do dispositivo, o Find X3 Pro tenta criar um efeito subtil de elevação, onde a estrutura parece fundir-se suavemente com as lentes.

 

modulo câmara oppo find x3 pro

 

Toda a parte traseira do dispositivo é um único material – não existe separação entre o modulo das câmaras e a traseira. E o resultado final é substancialmente apelativo aos olhos.

Devido a usar um painel suave na parte traseira, com bordas arredondadas em toda a sua estrutura, isto torna o dispositivo consideravelmente confortável de usar. Não existem ângulos retos que possam prejudicar a forma como se agarra no mesmo, e ao mesmo tempo as bordas curvas permitem adaptar-se melhor ao contorno das mãos.

 

Na parte frontal encontramos um ecrã de 6.7 polegadas OLED, com uma resolução de 1440p e uma taxa de atualização de 120Hz, com a câmara no tradicional “hole-punch” para selfies no canto superior.

O ecrã conta ainda com suporte a 10-bit de cores, o que teoricamente permite ao Find X3 Pro capturar e apresentar mais de mil milhões de cores diferentes, ao contrário das “apenas” 16.7 milhões dos smartphones regulares.

 

oppo frontal find x3

 

inferior oppo find x3 pro

 

No uso do dia a dia, e a menos que o utilizador seja alguém treinado a ver conteúdos sem 10-bit, a diferença não deverá ser notável. No entanto, comparativamente a outros smartphones, nota-se uma maior clareza nas imagens e nas cores reproduzidas pelo ecrã, até mesmo sobre a forte incidência da luz solar. Seja como for, é bom de se ter essa capacidade.

Além disso, ainda mais importante será que o Find X3 Pro não permite apenas apresentar as imagens em 10-bit, mas também capturar as mesmas pelas câmaras do dispositivo – portanto não perde nada seja a capturar conteúdos ou a visualizar.

 

app tugatech find x3 pro

 

 

Falando das câmaras, será difícil de não apreciar as existentes no Find X3 Pro. Este modelo possui um respeitável sistema de câmaras, que deverão ser capazes de capturar conteúdos de extrema qualidade em qualquer ambiente.

A câmara principal e a ultra-wide conta com um sensor de 50 MP Sony IMX 766, que apesar de não ser um dos mais avançados no mercado, é capaz de capturar excelentes conteúdos. O facto de usar o mesmo sensor tanto na câmara principal como na ultra-wide permite alargar as possibilidades para os conteúdos capturados, sem perda de qualidade.

 

 

Do conjunto encontra-se ainda uma lente teleobjetiva com zoom ótico hibrido até 5 vezes (digital até 20 vezes) e um sensor de 13MP. Apesar de a qualidade deste sensor ser inferior ao dos restantes, ainda assim permite capturar conteúdos de boa qualidade e com bom contraste e HDR, embora seja visível o granulado nas fotos sobre determinadas condições de menos luminosidade.

 

lente microscopica oppo find x3

 

Mas o mais curioso deste dispositivo encontra-se no último sensor que possui: literalmente, uma câmara microscópica (conhecida como microlente). O Find X3 Pro conta com um sensor de 3 MP que é capaz de ampliar qualquer objeto com um zoom de até 60 vezes, obtendo um efeito engraçado para ver bem de perto itens do dia a dia. Esta lente até possui um pequeno “ring light” em torno da câmara, que permite iluminar o objeto a ser visto mais facilmente – e que de outra forma estariam escurecidos pela própria sombra do Find X3 Pro.

 

find x3 pro lente microscopica

 

Sem dúvida que a câmara microscópica é algo bastante interessante de se ter num smartphone, e algo único no mercado. No entanto, a sua utilidade será algo discutível – pode criar algumas imagens interessantes de serem partilhadas, mas não será algo que se veja a usar no dia a dia… a menos que tenha um conteúdo bastante específico que pretenda capturar.

 

zoom 60 vezes find x3 pro

 

A câmara de selfie conta com um sensor de 32MP, que permite obter imagens de qualidade e bem detalhadas, embora a sua qualidade final em ambientes de pouca luz seja um pouco abaixo do esperado.

 

câmara selfie find x3 pro

 

Quanto ao nível de desempenho, como seria de esperar num smartphone desta categoria, o Find X3 Pro conta com o mais recente Qualcomm Snapdragon 888, que fornece o melhor desempenho possível no mercado. No interior do mesmo encontram-se ainda uma bateria de 4500 mAh, sendo que o sistema usado será o ColorOS – e o qual apresenta-se bastante completo e com uma excelente fluidez.

 

Os testes de benchmark falam por si, sendo que o Find X3 Pro é capaz de obter desempenho acima da média e adaptado para qualquer género de jogo e aplicação – mesmo os mais pesados.

 

benchmark find x3 pro

benchmark find x3 pro

 

 

Também a nível do teste do sistema de Inteligência Artificial do processador verificamos que o Snapdragon 888 continua a obter excelentes resultados.

 

teste ai find x3 pro

 

Para finalizar, no teste de desempenho ao longo do tempo, o dispositivo foi capaz de aguentar o stress test de 15 minutos, mantendo uma temperatura relativamente aceitável e limitando apenas a 89% do desempenho total do processador devido a esta.

 

stress test find x3 pro

 

A nível da autonomia da bateria, os 4500 mAh são capazes de oferecer uma autonomia de aproximadamente um dia  e meio de uso regular ou um dia de uso mais intensivo – o que seria de esperar.

No entanto, o Find X3 Pro conta com um sistema de carregamento rápido de 65W por cabo, com o carregador incluído na caixa, e que permite atingir os 0 a 40% da capacidade da bateria em apenas dez minutos. Possui ainda o sistema de carregamento sem fios em 30W que a Oppo afirma atingir os 0 a 100% em 80 minutos – no entanto é necessário um carregador proprietário da empresa, que infelizmente não foi possível testar na nossa review.

 

> Conclusão

 

Como seria de esperar, o Find X3 Pro da Oppo veio certamente arrasar o mercado, colocando um dispositivo premium capaz para qualquer atividade do dia a dia, com um excelente conjunto de funcionalidades. Para os amantes da fotografia, os sensores principais são capazes de obter fotos e vídeos de excelente qualidade final, tanto em ambientes com muita ou pouca luz.

 

A câmara de telefoto, no entanto, poderia ser melhorada para permitir a captura de conteúdos com uma qualidade superior, sendo que não a recomendamos para uso em ambientes de pouca luz.

 

Por fim, a câmara microscópica pode ser vista como um “extra interessante”, que é capaz de impressionar numa primeira vista, mas possivelmente será pouco usada no dia a dia.

Face a isto, deixamos a classificação do Oppo Find X3 Pro com a "Escolha Ouro" na nossa escala.

 

escolha ouro

 

Deixamos igualmente o agradecimento à Oppo pelo fornecimento do dispositivo para a review.

A análise foi realizada sem qualquer compensação para ambas as partes, sendo todos os pontos indicados da opinião direta por parte do TugaTech.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech