Quero montalo para jogar e uso geral.
Queria ryzen
Mas pelo que vi os que achei melhor em relação preco qualidade.
Ryzen 5 3600x
Ou ryzen 5 5600x
Qual e a vossa opinião.
Sou 1 pouco leigo nisso.
Ajudem me
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
Boas,
antes de mais, qual o orçamento que possui?
E já sabe os restantes componentes ou quer também que isso seja verificado?
Quanto ao processador, e sem saber mais nada do sistema, certamente que compensa ir para o 5600x. É mais recente, possui um desempenho superior e encontra-se praticamente ao mesmo preço que o 3600x.
No entanto, necessta também do modelo "X"? È que a diferença de desempenho entre o 3600 e 3600x é honestamente muito pouca - e pode sempre atingir isso com um pouco de overclock.
Não compensa o gasto extra pelo modelo "X" apenas.
Cumps
eu acho que deve ponderar criar o sistema por completo, invés de ir peça a peça. Tem de ter uma estimativa de quanto vai querer gastar no mínimo - porque deve ter em conta que todos os componentes necessitam de fazer sentido não apenas como únicos, mas como um todo dentro do PC.
Dito isto, quanto ao processador, o 5600 é a geração superior ao 3600. Ora, este é mais recente, possui mais desempenho e está praticamente ao mesmo preço que o 3600. Logo, não faz sentido ir para um modelo anterior quando pode ter algo melhor pelo mesmo preço.
Estar a indicar diferenças entre Zen 2 e Zen 3 seria pano para mangas - são duas arquiteturas diferentes. O que deve ter em conta é que quando mais recente, melhor.
Obviamente, necessita de ter também uma motherboard que suporte essa arquitetura - a maioria deverá suportar sem problemas.
Qual é o tipo de jogos que está a pensar jogar? e em que resolução/qualidade?
É que 500 euros fica bastante "limitado" para um PC destinado a jogos... Ou terá de comprometer em algumas coisas (está fora de questão jogos em qualidade máxima e de títulos recentes por exemplo).
Honestamente, até 500 euros os PCs que encontra, mesmo que sejam montados por peça a peça, ficam consideravelmente abaixo do que seria recomendado para um sistema "gaming"...
Ainda mais tendo em conta o mercado atual e o preço elevado de gráficas...
Por exemplo, tem esta opção para tirar uma ideia:
https://www.pccomponentes.pt/pccom-bronze-cylon-intel-core-i5-10400-8gb-480gbssd
No entanto, isto é um sistema que estaria longe de o considerar "gaming". Nem uma gráfica dedicada possui - deve conseguir jogar, sem dúvida, mas não terá o melhor desempenho de todo.
No mínimo, para o que refere, precisaria de algo como isto:
Isto é um PC relativamente aceitável já, mas de preços reduzidos (embora sim, seja superior ao orçamento que possui).
A gráfica integrada encontra-se no processador. No entanto, note que nem todos os processadores possuem uma gráfica integrada.
Por exemplo, os Ryzen não possuem gráficas integradas - exceto os modelos "G", que são na sua maioria destinados a portáteis ou modelos baratos. Os processadores da Intel contam com a gráfica integrada em todos os modelos, mas o seu desempenho encontra-se longe de ser perfeito - seria apenas para aplicações básicas, não recomendaria para jogos...
Tecnicamente pode comprar a gráfica mais tarde sim, sobretudo se for para um sistema Intel. No entanto, se está a montar um novo sistema, e tendo em conta o estado em como o mercado das gráficas se encontra, honestamente pode ter de esperar algum tempo para encontrar um negócio que compense de todo.
O mercado das gráficas atualmente encontra-se consideravelmente complicado, devido à crise a nível da produção de chips no mercado e elevada procura para mineração de criptomoedas.
As graficas que existem possuem custos consideravelmente elevados face ao que seria "normal"...
As gráficas existentes na maioria dos sistemas "pre-construídos" serão a melhor aposta, pois ainda são as que possuem valores mais em conta para conjugar com todo o sistema. Se for comprar apenas a gráfica, pode acabar por nem ter stock de todo... ou vai pagar mais de 300-400 euros apenas pela gráfica que nem seja nada de especial.
Está a referir-se à RAM do sistema em geral ou da gráfica?
Se for do sistema, 8GB consideraria o mínimo dos mínimos. 16GB seria recomendado.
Se for da gráfica, não é linear. Deve focar-se mais no desempenho da gráfica em si, não na quantidade de VRAM.
O desempenho dela. Não sei como indicar melhor
Características, capacidade de correr os jogos com bom desempenho...
Jorge Ferreira escreveu:Ja agora sabe bons sites onde possa comprar material a 1 preço mais competitivo?
Acho que isso vai depender muito de pessoa para pessoa.
PCDiga e Switch Technology seria as que recomendaria.
Jorge Ferreira escreveu:Boas. Eu ainda so tenho a caixa e a fonte de alimentação pk apanhei a bom preço. Mas queria agora partir para as partes importantes. Ou seja a meu ver mas sou 1 leigo nisto o processador. Ja agora o 5600 ja e arquitetura zen3. Mas qual a diferença entre zen 2 ou 3. So o facto de ser mais recente ou desempenho?
Boa tarde,
Desculpem interromper, mas devem ter em conta que a fonte é um dos elementos mais importantes de todo o sistema, não tentes avançar para gráficas e processadores sem teres noção do que a fonte pode alimentar em condições
O ponto do @bruno_pego também era importante de se ver...
Como tinha indicado anteriormente, era melhor ter-se uma ideia daquilo que tem atualmente antes de pensar em comprar o resto do sistema, porque vai ficar tudo conjugado no final.
A fonte é da Halfmman?
é que se for essa, honestamente eu recomendava era trocar de imediato. Essa fonte é bastante básica, eu não a usaria em algo que fosse para o "dia a dia", e ainda menos num sistema que fosse para algo pesado como jogos...
Honestamente, acho que seria melhor para o seu caso ter uma ideia concreta de quanto pretende realmente gastar antes de estar a comprar peças "aos poucos", pois isso é receita para problemas.
Compensa mais colocar o dinheiro de lado aos poucos e depois investir em tudo de uma vez - fica mais simples e até mesmo mais barato para si. Já para não falar que está a misturar muita coisa ao mesmo tempo, que acaba por confundir. Se não consegue fazer isso, eu recomendaria ver lojas que tenham linhas de crédito, que pode ser uma alternativa ao ter de pagar logo tudo...
É que não se trata apenas de dizer que deve-se comprar componente X ou Y, todos os componentes devem fazer sentido como um todo. E estar a comprar aos poucos vai exatamente contra isso.
É por isso mesmo que questionei quais os componentes que já tinha, quanto pretendia gastar, etc...
Dito isto:
1- Se vai montar um PC novo, pode ser tentador adquirir produtos usados pelos preços mais reduzidos. No entanto, nunca vai saber qual o estado anterior de um componente e o quanto ele foi usado ou abusado. Isso são coisas que simplesmente não dá para saber. Eu nunca recomendo comprar componentes usados a menos que seja para desenrasque - para sistemas novos, não de todo.
Pense desta forma: compensa comprar um componente novo, mais caro, mas que dure uma vida ou comprar algo um pouco mais barato hoje, para amanhã estar estragado?
Dificilmente vai encontrar uma loja que venda produtos em segunda mão com garantia, porque isso não é viável do ponto de vista comercial. O máximo que vai encontrar é gente a vender produtos em segunda mão que ainda possam ter alguma garantia da fabricante - o que é diferente e ainda assim não recomendo pelos pontos anteriores.
2- Quanto à fonte, basicamente estamos aqui a falar de uma fonte de "marca branca", onde a qualidade está longe de ser das melhores. É uma fonte barata.
A fonte vai literalmente estar ligada a todos os componentes do sistema. Se está a pensar poupar na fonte e depois investir no resto dos componentes, então está a arriscar-se ao mínimo dos problemas a fonte queimar, queimar os componentes e, se tiver realmente azar, pegar fogo e queimar tudo à volta.
No mínimo, eu recomendaria uma fonte que fosse de uma marca reconhecida e de confiança. Não uma fonte de marca branca, a menos que esteja disposto a correr o risco.
E conjugar essa fonte com uma gráfica mais "exigente" vai ser receita mesmo para problemas
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos