1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Wormhole

 

Existem diferentes formas de partilhar ficheiros pela Internet, mas nem sempre os métodos são os mais seguros ou até convenientes de usar. Enviar um documento como anexo de um email pode ser uma solução dos anos “2000”, mas ainda funciona… até um certo limite.

 

Se precisa de enviar ficheiros de maiores dimensões, por vezes pode ter de recorrer a plataformas como o Google Drive ou similares – mas também existem desvantagens neste processo.

Felizmente existe uma alternativa para estes consideravelmente mais simples e também criada para quem pretenda mais privacidade nessa partilha: o Wormhole.

 

O Wormhole usa um conceito diferente que pretende ser uma alternativa para quem pretenda transferir ficheiros de forma rápida e eficiente. Aproveitando a tecnologia de WebTorrent, este serviço permite que os utilizadores possam enviar os ficheiros para amigos e familiares, até mesmo quando o upload desse ficheiro se encontra a ser processado.

 

No entanto, mesmo que o upload termine, não necessita de se manter a janela aberta para que a descarga possa ser realizada – os ficheiros ficam temporariamente armazenados nos servidores da entidade e prontos a ser descarregados. A principal vantagem do Wormhole encontra-se na sua facilidade de utilização, e também no facto que todos os conteúdos estão encriptados ponta a ponta, garantindo a privacidade dos dados enviados.

 

ficheiro enviado

 

Os ficheiros enviados para a plataforma permanecem disponíveis apenas durante 24 horas ou até atingirem os 100 downloads, portanto esta não será uma plataforma de alojamento cloud, mas sim uma opção para envio privado, rápido e seguro de pequenos ficheiros temporários – por exemplo, para partilhar com um amigo ou familiar.

 

É possível enviar ficheiros de qualquer tamanho, no entanto, existem algumas limitações, nomeadamente para ficheiros de grandes dimensões. O serviço apenas permite que os conteúdos fiquem armazenados nos servidores da entidade até 5GB – portanto, se enviar um ficheiro de maiores dimensões, terá de manter a janela do navegador aberta até que o destinatário realize a totalidade do download.

 

O serviço possui apenas algumas semanas, e ainda se encontra em desenvolvimento. Para já apenas existe a opção gratuita, mas os criadores do mesmo espera vir a suportar também planos premium pagos, que poderão permitir envios de maiores dimensões e personalizar os links de partilha – seja no nome ou no tempo de acesso.

 

No entanto, é também importante ter em conta algumas implicações deste género de serviços. Se parece consideravelmente similar ao antigo Firefox Send, isto é porque, em base, realmente é. Se tivermos como experiência o serviço do Firefox, este teve de ser encerrado depois de ter começado a ser usado para o envio de ficheiros maliciosos – e esta nova plataforma pode ter também esse uso caso comece a ser mais utilizada pela internet em geral.

 

Seja como for, para quem pretenda enviar rapidamente pequenos ficheiros, é uma excelente opção a ter em conta.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech