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Nuno_Gomex

Avançado

Bom dia! Tenho uma dúvida e gostava de ter o teu ponto de vista…

No início do ano comprei um sistema Orbi RBK853 e resolvi todo e qualquer problema de internet. Passei a ter excelentes velocidades wifi em todas as divisões da casa mas também foi um investimento avultado que fiz, já a pensar a médio/longo prazo.

 

Agora vem o meu dilema:

É seguro utilizar estes aparelhos ligados diretamente à tomada elétrica? Eles já estão preparados para receber picos de tensão, sem correr o risco de queimarem?

 

Lembrei-me disso porque nos últimos dias houve 2 ou 3 dias em que houve trovoada constante e fiquei logo a questionar-me se não valerá a pena comprar algo deste género:

Digitus Surge Protector With Power And Protected led Safety outlet,16 a, 3.500W, T?v-gs, Ce-lvd - DN-95400 | KuantoKusta

 

O que é que aconselha?

 

Sei que nos sistemas de repetidor de sinal e nos powerlines é aconselhado pelas próprias marcas, ligar os aparelhos diretamente à tomada elétrica. O sistema mesh funciona da mesma forma? 

 

Resumindo, é vantajoso ter-se um protetor contra sobretensão neste caso ou não? Se sim, perderei capacidade e estabilidade se usá-lo ligado ao adaptador e não diretamente à tomada?

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

A questão é importante de se analisar, sem dúvida. Mas a resposta pode parecer um pouco confusa talvez... vou tentar simplificar Razz

 

Antes de mais, qualquer dispositivo pode estar sujeito a problemas de sobretensão, até mesmo os que estejam sobre sistemas de proteção. Obviamente, o risco nestes casos é bastante reduzido em comparação com sistemas "desprotegidos", mas existe.

Desde que esteja ligado à energia, pode ter problemas com trovoadas e afins.

 

Agora, sobre a questão, à partida não deverá ter problemas diretos. O sistema de redes mesh usa sobretudo as redes sem fios - onde poderia ter alguns problemas, a ter, seria sobre sistemas powerline. Mas não é o caso.

Portanto, usar ou não um sistema de proteção não deverá causar qualquer impacto sobre o dispositivo em si, ou a rede.

 

Agora, tenha também é atenção ao material que utiliza. Para estar realmente protegido de possíveis sobrecargas, necessita de algo como uma UPS com essa tecnologia.

Existem equipamentos que podem proteger contra sobrecargas, sem ser propriamente uma UPS - por exemplo, tomadas diretas - mas são consideravelmente mais caras do que a indicada. Essa opção parece-me um modelo "barato" que possivelmente não faz nada em caso de proteção.

 

Além disso, deve ter em conta que essas tomadas não possuem o mesmo nível de proteção que uma UPS de relativa qualidade.

Por exemplo: https://www.pcdiga.com/supressor-de-picos-apc-essential-surgearrest-pm6u-gr-6-outlets-230v-pm6u-gr

 

Obviamente, existem modelos mais baratos que garantem proteção, mas deve ter em conta qual a real proteção que está a receber - se é que existe de todo.


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Nuno_Gomex

Avançado

Obrigado desde já pela opinião! Vamos então esquecer o modelo que referi e basearmo-nos em algo de confiança e de marca fidedigna...

 

Estive a ver e julgo que os produtos da marca APC são reconhecidos. Tendo em conta isso, que me diz desta possibilidade?

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Perifericos/Acessorios-para-UPS/APC-Es-SurgeAr-1-Outlet-Black-230V-Ger-PME1WB-GR-p-1-647806

 

Seria uma mais valia para colocar nas fichas onde tenho os satélites? É que o router já está ligado a uma tomada protegida contra sobretensões.

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Sim, essa da APC já seria consideravelmente melhor nesse aspeto Smile

 

A proteção sem dúvida que é importante. Agora não aconselharia era ligar duas fichas que tenham proteção ao mesmo tempo - por exemplo, ligar essa tomada que indicou a outra tomada múltipla com a mesma proteção.

mas se for apenas para ligar os satélites da rede mesh, é perfeito para isso Smile


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Nuno_Gomex

Avançado

OK, é mesmo isso que vou fazer e, assim, acabo por ficar mais descansado...

Vou comprar 2 exemplares desses que referi para ligar apenas os satélites pois o router já se encontra devidamente protegido!

 

Obrigado pela ajuda!

Nuno_Gomex

Avançado

Boas companheiro! Tenho aqui uma questão que me está a atormentar e que gostava de ver esclarecida...

 

Estes aparelhos da APC têm garantia vitalícia? É que se assim for é uma enorme vantagem em caso de algum defeito ou algo de problemático acontecer após os típicos 24 meses de garantia.

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Não tenho certeza, mas duvido seriamente que tenham, ainda mais da natureza a que dizem respeito...

 

A garantia apenas cobre problemas de fabrico, não vai cobrir problemas, por exemplo, causados pela sobrecarga da linha - ou qualquer outra coisa que o produto realmente proteja.


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Nuno_Gomex

Avançado

Apenas me refiro a isso porque reparei que no próprio site da APC, em alguns modelos, refere que os equipamentos estão cobertos pela garantia standard que corresponde à sua "vida útil"...

 

Pode reparar nisso que refiro através deste link:

Essential SurgeArrest da APC, 1 saída, 230V, Alemanha - APC Portugal

 

Seguindo à letra, presume-se que se resume a uma garantia vitalícia mas não sei se corresponde à realidade. Já pesquisei mas não vi nada vinculativo ou que confirmasse com exatidão esse facto. De qualquer maneira, considero algo relevante e que levaria as pessoas a considerar no ato de escolha pois é uma grande mais valia!

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

O que está a referir-se acho que diz respeito à política da APC, sobre a sua política de proteção.

Veja as últimas páginas do manual de instruções desse equipamento: https://bit.ly/2SLI9lK

 

Essa esclarece um pouco melhor a questão.

A "garantia" que tem é sobre os produtos, com um género de "seguro". mas tenha bastante atenção às letras pequenas, porque acredito que seja também em casos muito específicos que essa oferta é feita...

A garantia técnica do produto em si é apenas dois anos. A garantia dessa política, teoricamente, é "vitalícia".

 

Afinal de contas, estamos a falar de algo que está sujeito a riscos elevados. e aposto que se encontram sempre formas de "contornar" a política.


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Nuno_Gomex

Avançado

Realmente parece-me algo dúbio e que deixa as pessoas na dúvida...

 

No tópico referente à garantia, diz o seguinte:

Garantia limitada

A SEIT garante, para o proprietário original, e durante a vida útil do produto (na Alemanha, o período é de 20 anos a partir da data da aquisição do produto), que seus produtos não apresentam defeitos de materiais ou mão-de-obra em condições normais de utilização e serviço. Para unidades adquiridas e/ou utilizadas em países não pertencentes à União Europeia, a garantia é de 2 a 5 anos a partir da data de aquisição. As obrigações da SEIT por força desta garantia limitam-se à reparação ou à substituição, ao seu exclusivo critério, de quaisquer produtos defeituosos sob tais condições.

 

Vou tentar averiguar melhor mas não está fácil encontrar informação fidedigna!

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Exato, a questão parece-me mesmo um pouco confusa.

 

A meu ver (mas posso estar errado), a garantia direta apenas cobre os problemas técnicos pelo prazo legal de dois anos em Portugal. Ou seja, se o dispositivo apresentar falhas durante este período, poderá reparar.

Agora, a outra "garantia" é mais uma política de seguro, que não é diretamente sobre a parte técnica, mas cobre na eventualidade de algo "correr mal".

 

Agora, eu não apostava muito nessa política... Basta eles indicarem que o produto já tinha sido descontinuado ou similar e pronto. Ou seja, podem dar certamente a "volta".

 

Mas em caso de dúvida, a APC possui números de contacto no site: https://www.apc.com/pt/pt/support/contact-us/

Tentei enviar uma mensagem a perguntar, mas o formulário não parece funcionar. Mas pode tentar ligar Smile


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Nuno_Gomex

Avançado

Vou tentar entrar em contacto com eles e ver o que me dizem...

Poderá até ser algo irrelevante mas que me criou dúvida e que quero tentar obter resposta com total clareza!

No final de contas até é algo importante pois, uma coisa é ter assistência da marca após os 2 anos e outra coisa é saber que após os 2 anos, havendo qualquer eventualidade, terá de ser o cliente a arranjar solução. 

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Sim, claro...

Isso é importante e faz todo o sentido. Se descobrir entanto deixe aqui a resposta deles Smile

 

Agora, foi como indiquei, eu não trataria essa política como algo "seguro". O mais provável é que se invente uma desculpa para contornar a falha por algum motivo - se essa ocorrer, sobretudo se o dispositivo já tiver alguns anos e fora da garantia "normal".


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